Dicas para o piloto que vai voar pela primeira vez em São Conrado
Imagem ao vivo da Praia do Pepino gerada pelo site VejaBarra
Como fazer um Vôo Duplo de Parapente em São Conrado
Um vôo ao Cristo
Aqui estão algumas dicas para quem vai voar pela
primeira vez na Praia do Pepino.
O texto é do Ruy Pinto e retrata bem as nossas condições de
vôo . . .
. . . A decolagem de parapa no Pepino é pequena, não permitindo erro. Para nos que aprendemos a voar aqui, é mais fácil. Por isso, junto com o vento normalmente fraco, preferimos decolar de frente. Assim temos visão da corrida. Todos, sem exceção, que vem de fora, estranham e tem um percentual de erros grande. Vide John Pendry no High Level. A galera de locais com vento sempre forte e condicionado a decolar de costas, come um dobrado aqui com ventinho e sem corrida. O espaço aéreo é pequeno para o numero de praticantes. A concha de são Conrado tem +/- 3 km por 4 km. Neste espaço, nos fins de semana de verão e condição boa, voam 200/300 pilotos por dia. Asas e PP, veteranos e novatos. As térmicas são fracas normalmente. É uma excelente escola de termal, mas qdo. se pensa em experiência de XC, é bom ir voar noutro lugar. A aproximação para pouso num lugar com estas características exige disciplina as convenções. Bem, ai o problema é cultural. Se ha regras, sou contra! A não ser que elas me favoreçam. Mas este é um problema continental. O nosso vento dominante é o NE, que entra lateral, mas devido as gargantas entre morros, fica de frente na decolagem. Se este estiver forte, como normalmente acontece no fim das tardes de primavera e verão, uma vez voando, ou vai para a Gávea e pega turbulência no pouso ou então foge para a Barra e toma uma advertência por voar fora do espaço restrito. Por outro lado, temos vantagens:
1-O tapete em 90% da área de vôo já salvou muitos pilotos e me incluo com louvor nesta lista. Isso sem falar na areia da praia.
2-O sistema perfeito de resgate. Quando o helicóptero chega rápido, o faz em 6 minutos, mas quando demora, ai leva pelo menos uns 8 a 10 minutos. Isso inclui um "Rambo" que desce na corda e te resgata. Quanto. ao seu equipamento sobre uma arvore de 20 metros, por um trocado tem uma galera que sabe tudo sobre o assunto.
3-Quem aprende a decolar no Pepino, sabe decolar em qualquer. lugar.
4-Qto. ao vôo, no piriri não tem escola melhor. Se o papo é voar em rotor, tem para todos os gostos. Desde aquele obrigatório no pouso com NE, até aquele também. obrigatório no Cochrane para se ir ao Cristo. É também. uma escola e tanto.
5-Se você. é aluno, voe cedo. Sem vento, sem termal e sem outros pilotos. Você poderá dar quantos. vôos tiver saco, pois são cravados 15 minutos do pouso à rampa.
6-Mas se você. é novato. Tudo bem! Voe no lift de verão entre 11:00 e 15:00 hs e se divirta. Mas não voe alem disso, se não o NE te pega garoto. Ai, ai, ai!
7-Mas se você. é turista, é impossível não chegar lá em cima. Muita carona e um transporte oficial da AVLRJ. Isso sem falar no banheiro, chuveiro, açaí, quadra de vôlei, etc.
Galera. Todos os lugares tem macetes. A boa regra e bom senso, segundo meu grande mestre PPI, é em locais novos, não seja o primeiro, nem segundo, nem terceiro. Espere o boi de piranha. Mas fique esperto com quem você usa como exemplo. Tem voador que come as piranha e agente tem a idéia que elas não estão lá.
É isso ai."
Ruy Pinto
VejaBarra . . .
. . . é um site criado pelo
nosso grande amigo e piloto Antonio Lage (Tonico), sobre a Barra,
que gera imagens através de WebCam's instaladas em pontos
estratégicos da Barra e São Conrado. Através dessas imagens, o
usuário pode visualizar o trânsito nessas áreas. A câmera de
São Conrado, está apontada para a nossa área de pouso,
focalizando o quiosque, a biruta e o túnel, servindo como
referência da condição de vôo. As imagens são atualizadas a
cada 30 minutos.
A próxima vez que você estiver no Pepino, sorria, pois você
poderá estar sendo focalizado.
clique
aqui para ir
direto à imagem do Pepino
clique aqui para acessar a página completa do VejaBarra (é super interessante)