A "HERDADE SÍTIO DA PONTE CAÍDA", Sede da casa agrícola "ANTÓNIO SERRANHO"...

Vamos agora apresentar a grande herdade do ribatejo, pertencente à Família Serranho.

Nasce o sol na Herdade... Os pássaros lá fora já cantam...o sol já dá começou a brilhar no orvalho dos campos... é hora de sair da "Montanha de Cobertores e de Vale de Lençóis"...

Está na hora de iniciar o trabalho da quinta!

E com um nascer do sol como este, a quem é que não lhe apetece ir disfrutar da brisa matinal, o som da natureza, do cheiro da terra... se tudo na vida fosse assim tão simples!

A Latada:

Sítio de eleição para tudo quanto é churrascadas, festas e aniversários,  é um sítio de excelência para estar à sombra das videiras, aproveitando a brisa do fim de tarde para o merecido descanso após um árduo dia de trabalho.

É um óptimo sítio de convívio, quer seja entre familiares, quer seja entre amigos. 

A Latada: Centro de churrascos ao ar livre da família
A satisfação de tão boa colheita! As culturas da herdade: o vinho!

O Ribatejo, como zona por excelência da cultura de castas vinícolas, não podia deixar de estar presente nesta herdade. Na herdade, poder-se-á encontrar diversas castas predominantes da região, entre as quais se destacam o "Morangueiro" e o "Fernão Pires". Produzido ainda pelos métodos ancestrais ensinados de pais para filhos, o vinho A.S. é detentor de uma personalidade única, com um sabor sublime, de gosto aprumado e muito suave, com uma graduação média entre os 11 e os 13º. É um vinho divino para acompanhar as iguarias típicas, confeccionadas pela arte ancestral da culinária regional. Quer seja em dias de festa, ou para acompanhar as iguarias diárias, elaboradas a preceito pelos mestres coziheiros da casa, não há nada melhor para aprumar o sabor sublime dos alimentos que o gosto de um bom vinho da região:o vinho A.S.!

O mau tempo no Ribatejo: Os mais belos temporais do mundo!

O céu torna-se cinzento, a nortada anuncia que algo de extroardinário se aproxima... e de repente, ao longe, ouve-se... O trovão, ainda prolongado e barulhento, avisa-nos do espectáculo que se anuncia.

Aos poucos, vai-se ouvindo cada vez mais forte, mais perto! e BRRRRUUUUUUUUM!

Os relâmpagos riscam o céu de uma ponta à outra, o céu desaba em forma de uma chuvada brutal! Parece o fim do mundo! Por momentos, os trovões são tão fortes que parecem vir de dentro de nós!

Mas, tão depressa como começam, dissipam-se, ou continuam o seu caminho... e o céu volta ao seu tom natural de azul, os pássaros voltam a cantar... e o sol brilha! A recompensa é imensa: A terra recebe o seu néctar, a sua sustentação de vida: a água que tão bruscamente caiu, fica agora a enriquecer ainda mais um solo já de si fértil.

Então, compreendemos que tudo na Natureza tem a sua razão de ser: São estas tempestades que fazem esta terra, são estes temporais que depois lhe dão vida...é essa a essência da força desta terra

É uma terra dura, forte, mas fértil e generosa: é a terra ribatejana!

O Tornado que assolou o Ribatejo!

 

(Voltar aos Tópicos)