Castelo de Guimarães

Fica este, situado numa das colinas da cidade berço e de onde sempre se guardou esta cidade.
 
 Situação Geográfica: Colina Sagrada
 Freguesia: Oliveira do Castelo
 Concelho: Guimarães
 Classificação: M.N. Decreto de 27.8.1908

História: Foi construído entre 959 e 968 por ordem da condessa Mumadona, “Potrona da cidade”, para defender a cidade das invasões dos bárbaros normandos, que na segunda metade do século X irromperam na região.
Serviu de residência a D. Henrique e D. Teresa e viu D. Afonso Henriques  nasceu e crescer para fundar a nossa nacionalidade.
Em 1836, o castelo correu o risco de total demolição. Com efeito, pôr proposta de um edil, a sua cantaria deveria converte-se em calceta da vila.
Apenas em 1910, foi declarado Monumento Nacional e em 1932 iniciou-se a obra de restauro, concluída e inaugurada em 4 de Junho de 1940.
É o local mais simbólico e representativo da nação Portuguesa e da valentia do Povo Lusitano.

Descrição: Esta fortaleza medieval está alicerçada no topo de uma elevação rochosa que domina a cidade actual.
Tem este imóvel um planta muito curiosa, em forma de escudo.
Referindo-me à arquitectura militar do castelo, distingo três grupos construtivos, respectivamente a Torre de Menagem, as restantes Torres, Muralhas, e ainda a Porta gótica-primária, ampliada mais tarde em formas manuelinas.
Três torres intermédias defendem a porta principal - Chamada “Porta da Traição”. O ângulo rochoso de nordeste elevam para oito o número de torres de flanqueamento dispostos ao longo da periferia dos muros, erguidos em torno de uma Torre de Menagem que atinge os 27 metros de altura.
Ao longo da muralha apeada, corre um caminho de ronda acessível a partir da praça de armas, que constitui uma admirável varanda sobre a cidade e a região circundante. Do eirado da Torre de Menagem, de acesso um pouco mais difícil o panorama  é ainda mais vasto. No interior da muralha, existem vestígios de uma Alcáçova, que tradicionalmente se considerava como Paço do Conde D. Henrique, tendo aí nascido, segundo a tradição, D. Afonso Henriques.
 Do alto da Torre de Menagem, obtém-se uma maravilhosa vista sobre toda a cidade de Guimarães e ainda se inalam os ventos de mudança da Batalha de S. Mamede.
 

Após a visita a este esplendoroso monumento, desloque-se a um outro existente na mesma colina e com o mesmo grau de importância, mas sem duvida de pequenas dimensões. A Capela de São Miguel do Castelo.

voltar página inícial