www.drcaio.com

ESCHERICHIA COLI


A bactéria Escherichia coli 0157:H7 - mutante da E. coli, normalmente encontrada na flora instestinal - já causou surtos nos Estados Unidos, Japão e Europa. Embora não existam registros de surtos no Brasil, a cepa da E. coli já foi encontrada em solo paulista e foi isolada pelo Instituto Adolfo Lutz.
Esta bactéria deixa sequelas graves - como lesão renal crônica - se não levar a óbito. Ela pode ser transmitida pelo hambúrguer mal passado, por frutas e vegetais crus não higienizados, inclusive já foi encontrada, nos Estados Unidos em suco de maçã não pasteurizado.
A origem dessa bactéria está relacionada ao processamento industrial da carne e do uso de antibióticos na ração animal. Estudos sugerem que o boi que come ração pode ter essa bactéria e o que pasta capim não. Essa E. coli mutante está no intestino do boi, mas para ele não faz mal e para o ser humano sim. No processamento do hambúrguer, na maioria das vezes a carne moída vem de vários locais, geralmente é de segunda ou aquela que está perto do osso, que pode ter outras bactérias. Quando a carne é moída, você joga a bactéria para dentro de um ambiente próprio para se reproduzir. No bife ou medalhões, a bactéria está na parte de cima e não no seu interior. Felizmente, essa bactéria morre com o calor. A recomendação é de fritar a carne até o caldo desaparecer.


Pagina Inicial