Existem doenças que se caracterizam pelo excesso de produção dos hormônios das supra-renais; as principais são a síndrome de Cushing e o feocromocitoma.
A síndrome de Cushing se caracteriza por deposição de gordura no abdome, fraqueza muscular, estrias avermelhadas, aumento de pêlos, surgimento espontâneo de hematomas, aumento de gordura na face e no pescoço. O quadro clínico é semelhante ao provocado pelo uso constante de medicamentos à base de corticóides.
O feocromocitoma é uma doença na qual ocorrem crises de hipertensão arterial podendo ou não se acompnhar de dor de cabeça, sudorese e palpitações. Qualquer paciente jovem que apresente hipertensão arterial merece uma investigação médica visando excluir a possibilidade de feocromocitoma.
Além das doenças acima (que se caracterizam por excesso de hormônios das supra-renais) existe uma outra que se caracteriza pela falta dos hormônios das supra-renais. É a doença de Addison, que se caracteriza por fraqueza, perda de peso, dores abdominais discretas e escurecimento de algumas áreas da pele e das mucosas.
Convém ressaltar que as disfunções das glândulas supra-renais são pouco comuns, porém na presença de qualquer um dos sintomas listados acima convém comunicar ao seu médico.