PUBERDADE

A puberdade é o período de transição entre a infância e a idade adulta, no qual ocorrem o aparecimento e o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, o início da fertilidade, o estirão de crescimento e o fechamento das extremidades ósseas determinando a estatura final, como conseqüência de alterações hormonais acompanhadas de alterações emocionais. Este processo complexo tem por finalidade capacitar o indivíduo para procriação e perpetuação da espécie.

Nas meninas as alterações são representadas pelo aparecimento do broto mamário (precursor das mamas adultas), de pêlos pubianos, desenvolvimento genital e distribuição feminina de gordura. Finalmente ocorrem as menstruações (no início bem irregulares) finalizando o desenvolvimento puberal.

Nos meninos surgem os pêlos, barba, engrossamento de voz, desenvolvimento muscular, acne e desenvolvimento genital.

Durante a puberdade masculina pode ainda ocorrer a ginecomastia, que é um discreto desenvolvimento das glândulas mamárias. A ginecomastia tende a desaparecer com o decorrer da puberdade, porém se for muito volumosa ou gerar problemas psicológicos, deve ser avaliada por um médico.

A seguir definiremos os limites de tempo para ocorrer a puberdade normal.

Puberdade precoce é quando surge algum dos carateres sexuais antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos.

Puberdade retardada é quando ainda não apareceu nenhum dos caracteres sexuais após 13 anos em meninas e 14 anos em meninos.

Uma questão que costuma afligir meninos e pais é quanto ao crescimento do pênis. Convém esclarecer que um pênis adulto é considerado anormal (micropênis), quando seu comprimento em ereção é menor que 7,5 cm - nesses casos é possível que exista alguma alteração orgânica que deva ser avaliada.

Em qualquer uma das situações acima convém procurar seu médico para uma correta avaliação, visando buscar um desenvolvimento físico, estatural e emocional adequado.