Saiba como zipar arquivos grandes em vários volumes

O programa de compactação de arquivos WinZip (que você pode obter na Seção de download ) pode ser a solução. Ele oferece a opção de zipar o arquivo e, ao mesmo tempo, distribuí-lo em múltiplos disquetes. No outro micro, o WinZip executa a operação inversa, reconstituindo o arquivo no formato original. Veja a seguir como zipar e "unzipar" um arquivo muito grande, colocando-o em múltiplos disquetes.

1. Insira no drive A o primeiro dos disquetes que receberão o arquivocompactado.

2. Abra o WinZip e clique no botão New para criar um novo arquivo ZIP. O programa abre a janela New Archive. Nela, localize o drive A e em seguida digite o nome do arquivo - por exemplo, Teste.zip (se você digitar apenas Teste, o programa acrescentará a extensão ZIP automaticamente). Clique em OK.

3. O WinZip abre a tela Add (Adicionar), na qual você deve indicar qual (ou quais) arquivo deverá ser compactado no novo pacote ZIP. Como Teste.zip está num disquete, observe, na parte inferior da tela, que a caixa Multiple Disk Spanning (distribuição em vários discos) está ativa. Clique nela e escolha uma das alternativas abaixo:

Span: no format or erase - Grava o arquivo normalmente. Exige que o disquete esteja formatado e vazio.

Span: wipe disk (erase files) - Escreve no disco, apagando os arquivos que já estejam lá.

Span: full format (hi density) - Antes de gravar, formata os discos de alta densidade (1,2 MB e 1,44 MB).

Span: full format (low density) -Antes de gravar, formata os discos de baixa densidade (360 KB e 720 KB).

4. Feita a escolha, clique no botão Add. O processo tem início. Após preencher cada disco, o WinZip lhe pedirá para colocar o próximo. Tenha o cuidado de numerar os discos para facilitar as tarefas seguintes.

Veja, agora, como descompactar o arquivo no micro de destino:

1. Antes de tudo, é claro, você precisa ter o WinZip também nessa máquina. Coloque o último disquete da série no drive A.

2. Abra o WinZip, clique no botão Open e aponte para o arquivo Teste.zip na unidade A. O nome e outras informações do arquivo aparecem na janelado programa.

3. Clique no botão Extract e indique, na tela seguinte, a pasta para a qual deseja copiar o arquivo recomposto. Nessa tela, clique também no botão Extract. O programa lhe pedirá para colocar o disco 1, copiará seu conteúdo e solicitará o disco 2, e assim por diante. No final, seu arquivo estará lá, pronto para uso.

Um detalhe de extrema importância: até a versão atual, a 6.2, o WinZip precisa de um programa complementar para zipar arquivos em vários discos. Trata-se do WinZip Disk Spanning Add-On (133 KB), fornecido pela próprio fabricante do WinZip, a Nico Mak Computing. Está disponível para download no site da empresa (www.winzip.com/betas pan.htm). Portanto, é necessário ter esse produto nos dois micros envolvidos. Apartir da versão 6.3, o add-on virá embutido no programa principal.

Fonte: Info Exame

Mais dicas


Clique aqui para voltar