RECEPÇÃO DE VAOX

Jane está sentada no meio da passagem de pessoas, como se estivesse meditando. O estagiário a cutuca.

ESTAGIÁRIO: Você tá bem?

JANE: Shhhh... Eu tô fazendo um contato...

ESTAGIÁRIO (confuso): Hein?

JANE: Ai, santa incultura! Você não sabe que esse é o horário em que os alienígenas procuram sua presa do dia?

ESTAGIÁRIO: Tá né... Se você diz...

Jane fecha os olhos e volta a meditar. As pessoas que tentam transitar pela agência reclamam.


TEMA DE ABERTURA: Happy - Sister Hazel


Reese Witherspoon
as Lily

Seann William Scott
as Eddie

Marisa Coughlan
as Sara

Adam Garcia
as Michael

Matthew Lawrence
as Estagiário

Jennifer Love Hewitt
as Jane

Guest Starring


Shiri Appleby
as Veronica

# 105 - Get The Xyzzy Habits

Jane continua no meio da recepção. Sara se aproxima, com uma expressão preocupada.

SARA (sentando-se ao lado): Não fique assim, ele vai voltar.

JANE (curiosa): Você conhece algum deles?

SARA: Ah sim, querida, os homens são todos iguais. Você pode achar que eu não entendo muito disso, mas a verdade é que já tenho doutorado em cafajestes! É por isso que eu não acredito mais em filmes da Disney.

JANE (sem entender): Sara, estou falando dos ET's!

SARA (pensativa): É? Bom, também não gosto desse filme. Spielberg viajou na maionese!

JANE (ficando irritada): Não, Sara! Os ET's de verdade.

SARA: Aaahhh sim, os ET's de...

Sara olha ao redor e solta um gritinho assustado. Em seguida, ela começa a rir.

SARA (sussurrando): Jane, querida, vem cá...

Jane se aproxima dela.

SARA: ET's não existem, criança.

JANE: Argh, você não entende! Eu já estive com eles, passei praticamente a minha infância toda viajando pelas galáxias.

SARA: Isso mesmo. Então te colocaram numa clínica de recuperação e você nunca mais cheirou de novo.

JANE (muito irritada): Você não pode caçoar da minha experiência assim!

SARA: Isso só é muito estranho. Como você passou a infância com os aliens e sua família nem deu pela sua falta?

Jane olha para os lados, como Sara tinha feito antes.

JANE (sussurrando): É que colocaram um clone meu pra fazer tudo o que eu fazia antes. Inclusive minhas notas em literatura melhoraram horrores enquanto eu estava em Júpiter!

SARA (balançando a cabeça): Com uma imaginação dessa, deveria tirar 10 sempre. (levantando) Será que eu vou ter que ser sempre a única normal dessa agência?

Sara vai andando em direção a sua sala. De repente, ela para na frente de uma planta enorme dentro de um vaso. Ela começa a fazer gestos de luta, como se fosse atacar a planta.

SALA DE LILY

Eddie entra na sala com uma mulher de óculos escuros. Lily, que estava vendo alguns papéis, ergue os olhos, sem parar o que estava fazendo.

EDDIE: Trabalhando muito, irmãzinha?

LILY (colocando uma pasta em cima dos papéis): Sabe como é, a preferida do chefe sempre fica cm o trabalho a mais...

EDDIE: É, eu sei. Bom, eu só queria te apresentar a minha namorada. O nome dela é...

MULHER (sorridente): Eu sou a Veronica, mas me chame de Xyzzy.

LILY (franzindo as sobrancelhas): Ah... Olá, Xyzzy. Aposto que você é a nova mulher da vida do meu irmão.

Veronica para de sorrir e fica com uma expressão de raiva imediatamente.

VERONICA: Quem você pensa que é pra me chamar de mulher da vida? (para Eddie) Odiei sua irmã! (para Lily) E pare de ler essas simpatias estúpidas no meio do expediente!

LILY: Calma! Eu quis dizer a mulher da vida dele... Não quis te chamar de prostituta. Apesar de que ele já namorou uma...

VERONICA: Não tente se explicar pra mim, sua... Desarticulada! Como você consegue trabalhar nessa agência de renome?

Veronica se vira, sai e bate a porta com força. Lily fica olhando para a porta, assustada.

EDDIE (sem graça): A Xyzzy é perfeita, mas ela tem essas pequenas variações de humor de vez em quando. Sabe, ela é como a lua, mas passa por mais de uma fase por dia... Ou nos acostumamos a isso ou passamos a gostar do sol.

LILY (irônica): Adoro quando suas namoradinhas mostram os defeitos tão rapidamente.

EDDIE (irritado): Ela é perfeita! E você não pode falar nada porque é uma... uma... Leitora de simpatias!

Eddie também sai da sala e bate a porta com força. Lily dá de ombros e volta a ler seus papéis.

LILY: Hum... Onde eu vou arranjar uma galinha morta por um rabino?

BANHEIRO DA AGÊNCIA

O estagiário está abrindo o ziper da calça, quando a porta se abre.

SARA: Pare com esse ato agora ou te denuncio por atentado ao pudor!

Ele se assusta e se vira para ela, com a mão no ziper.

SARA (colocando a mão no rosto, envergonhada): Feche isso, garoto, rápido!

O estagiário fecha o ziper.

ESTAGIÁRIO: É a segunda vez que você entra aqui, isso só das que eu vi. Tô começando a achar que você não é tão paranóica com homens quanto parece.

SARA: Dá um tempo, até parece que eu entraria num banheiro masculino pra ficar observando os homens fazerem coisas.

Um executivo sai de uma das cabines do banheiro. Sara olha para ele sorrindo e passa a língua nos lábios, com uma expressão maliciosa. O executivo faz uma cara feia e sai do banheiro.

ESTAGIÁRIO: É, eu tô vendo que você não faria isso...

SARA: Eu entrei aqui pra falar com você. Preciso de ajuda, a Jane enlouqueceu!

ESTAGIÁRIO: Por que será que as pessoas sempre pedem a minha ajuda pra coisas que não tem absolutamente nada a ver com o trabalho da agência?

SARA: Porque você está aqui pra servir os funcionários. Agora vem, eu preciso te explicar a situação da Jane.

ESTAGIÁRIO (desanimado): Não precisa, eu já sei, ela fez o contato!

SARA (surpresa): Fez? (caindo na real) Qual é, garoto? Aliens não existem!

ESTAGIÁRIO (dando de ombros): Pelo menos foi o que ela me disse... Olha, daqui a umas duas semanas a Jane esquece essa história.

SARA: Duas semanas aguentando as crises da secretária? Sem chance, eu já sei como fazê-la desistir do contato. E você vai me ajudar!

ESTAGIÁRIO: Como se eu tivesse alguma outra escolha...

CANTINA DE VAOX

Michael está comendo um sanduíche no balcão. Veronica passa por ele, que solta um assobio imediatamente. Ela se vira, irritada.

VERONICA: Por acaso eu tenho cara de prostituta que fica aceitando cantada de qualquer ameba? Eu não sou mulher da vida não, tá ouvindo?

MICHAEL (recuando): Calma, eu só...

VERONICA (gritando): Você é um desses idiotas que acham que todas as mulheres gostam de ser tratadas que nem vagabundas! E eu sou uma justiceira! Agora você vai ter o que merece!

A câmera mostra o ponto de vista do rosto de Michael, com a mão de Veronica se aproximando do rosto dele rapidamente. De repente, a tela escurece.

EDDIE (em off): Xyzzy, vejo que você conheceu o meu amigo Michael... Ei, o que ele está fazendo deitado no chão?

JARDIM DO PRÉDIO DA AGÊNCIA

Sara e o estagiário estão com uma roupa verde gosmenta e uma máscara no rosto. Eles andam lentamente pela grama.

ESTAGIÁRIO: Você é doida, sabia? A Jane nunca vai acreditar que somos aliens parecidos com as pessoas que ela conhece na Terra.

SARA: É óbvio que vai! Acredite, eu conheço a mente perturbada dessas pessoas como ninguém.

ESTAGIÁRIO (falando baixo): Tenho certeza absoluta disso...

Corta para a recepção. O elevador se abre, Sara e o estagiário saem de dentro dele, fazendo poses estilo Power Rangers.

SARA (com uma voz grave): Jane... Morr lobotof iuri aia caah maúna!

ESTAGIÁRIO (assustado): O que é isso?

SARA: Ssshhh, ela tem que achar que temos um idioma! (olhando em volta) Mas cadê a Jane?

ESTAGIÁRIO: Oh meu Deus... Será que ela fez mesmo o contato?

Sara se senta na cadeira de Jane e coloca os pés na mesa.

SARA: Deve ter ido xeretar algum departamento.

ESTAGIÁRIO (sinistramente): Ou...

SARA: Ou nada! Você não vai me convencer de que a Jane foi levada por extra-terrestres, ok?

ESTAGIÁRIO (emburrado): Não mesmo. Mas seria tão divertido!

CANTINA

Michael está acordando, várias pessoas estão ao lado dele.

MULHER: Michael, você está bem?

MICHAEL (meio tonto): Ah... Sim, acho que não quebrei nada.

Nesse momento, todas as pessoas começam a se dispersar. Só Eddie e Veronica continuam ao lado dele.

VERONICA (com a voz meiga): Me desculpe, moço simpático... Eu não sabia que você era amigo do meu Eddie.

EDDIE: Puxa, ela te pegou de jeito mesmo. Pensei que você não ia acordar, Michael!

Michael se assusta e começa a se arrastar para trás, com medo.

MICHAEL: Essa mulher ainda está aqui? Não acredito que você está com essa agressora, Eddie!

EDDIE: Calma, cara... Ela não é assim a maioria do tempo. Na verdade, ela é como a lua!

MICHAEL: Nem que ela fosse a ursa maior... Quero distância!

VERONICA (falando como uma criança): Não fala assim com Xyzzy, senão Xyzzy chora...

MICHAEL: Argh! Some com ela daqui, Eddie!

EDDIE (preocupado): Vocês dois tem que se dar bem, ela é a mulher da minha vida, e você é meu melhor amigo.

Veronica muda de expressão de repente.

VERONICA (gritando): De novo essa história de mulher da vida? Eu não aguento mais, Eddie, sua irmã me humilhar eu até aceito na boa, mas você?

As pessoas que antes estavam cercando Michael, voltam para a cantina.

HOMEM: Parece que vamos ter uma boa briga...

EDDIE: Xyzzy, calma! Eu disse que você é a mulher da minha vida.

MICHAEL: É isso aí, satélite, não seja rude com o meu amigo.

VERONICA (furiosa): Satélite? O que você quis dizer com isso, animal?

Nesse momento, Lily e mais algumas pessoas chegam na cantina com algumas almofadas e uma bacia de pipoca. Eles se sentam e ficam observando a briga.

MICHAEL: Foi ele que falou que você era a lua!

VERONICA: Ele disse como a lua. Será que além de tudo você é surdo?

MICHAEL: Foi só uma piada, estressadinha! Será que além de tudo você... (para por um instante) Não tem mais defeitos pra dizer, você é pior que minha mãe!

EDDIE: Já chega, parem de brigar! Xyzzy, é o seguinte, faça as pazes com o Michael agora porque eu não quero ver vocês brigando. E peça desculpas por ter batido nele.

VERONICA (meiga): Tudo por você, meu amor... (para Michael) Eu peço desculpas.

EDDIE: Ótimo! Michael, peça desculpas pelas piadinhas e por dizer que ela é pior que sua mãe.

MICHAEL: Argh... Desculpa.

Veronica concorda com a cabeça.

EDDIE: Tudo resolvido então! Agora se abracem!

MICHAEL: Isso já é pedir demais, não há amizade que compense isso.

RECEPÇÃO

Sara se levanta da cadeira de Jane e parece preocupada. O estagiário está jogando alguma coisa no celular.

SARA: Não sei se você percebeu, mas estou realmente pensando na possibilidade da Jane ter feito o contato.

ESTAGIÁRIO: Isso é bom...

SARA: Não, não é! Eu estou agindo como uma psicótica, igual a vocês. Não quero isso pra minha vida!

Ouve-se o barulho do elevador chegando. A porta se abre e Jane vai até sua mesa.

JANE: Hey, pessoal. Vocês não tem nada pra fazer agora?

ESTAGIÁRIO (concentrado no joguinho): Como se alguém trabalhasse aqui dentro.

SARA: Onde você estava, Jane? Não me diga que fez o contato!

JANE: O síndico do meu prédio me chamou... Parece que eu fui despejada por incomodar os vizinhos.

SARA: Como assim? O que você fazia?

JANE: Nada demais... Eu deixei mapas em todas as portas indicando onde era o meu apartamento caso os aliens errassem. E instalei umas luzes estrobofóbicas na janela de cada um. Parece que não estavam conseguindo dormir...

SARA: Que horror, Jane, onde você vai morar agora?

JANE (dando de ombros): Tanto faz, não fico muito tempo na Terra mesmo.

O estagiário termina seu jogo e se aproxima de Jane.

ESTAGIÁRIO: Quais são as notícias dos ET's?

JANE: Ah, eles estão perto, muito perto! Quando eu voltava pra agência, o pessoal da NASA me seqüestrou e implantaram um chip na minha cabeça pra controlarem meus passos. Isso quer dizer que os meus amigos verdinhos estão me procurando.

SARA: Claro, Jane... Tudo o que você disse é perfeitamente normal.

JANE: Aliás, por falar em verdinhos, por que vocês estão com essas fantasias? O Halloween está tão longe!

ESTAGIÁRIO: Argh! Eu avisei que ela ia nos reconhecer...

SARA (irritada): Mas isso foi porque tiramos a máscara!

JANE: Bom, já que o serviço tá parado por aqui, eu vou tomar um café. Cuidem da recepção pra mim...

Jane se afasta. Sara se levanta bruscamente e começa a abrir todas as gavetas de Jane.

ESTAGIÁRIO: O que você está fazendo?

SARA: Tem que ter alguma droga aqui! Não é possível que ela fale essas coisas no seu estado normal.

CANTINA

O número de pessoas assistindo a briga e comendo pipoca aumenta consideravelmente. Michael e Veronica se abraçam e todos aplaudem. Jane passa por eles com uma xícara de café na mão. De repente, ela solta um grito e deixa xícara cair no chão.

JANE (incrédula): É você!

Michael olha em volta dele.

MICHAEL: Você quem? Nós já nos conhecemos, Jane...

JANE (apontando Veronica): Não, ela! A duende de olhos cor de fogo!

EDDIE (confuso): Não fale assim da Xyzzy.

JANE: Ela fazia parte da comunidade que me abduziu quando eu era criança. FInalmente eu posso provar pro mundo que é verdade!

VERONICA (para Eddie): As pessoas do seu trabalho têm problema, sabia?

Jane se aproxima sorrateiramente de Veronica e arranca seus óculos.

JANE: Arrá!

Veronica coloca as mãos nos olhos, surpresa.

VERONICA: Devolva meus óculos, desgraçada!

JANE: Vejam os olhos de fogo dela! É a duende que brincava comigo de "Adivinhe o planeta", eu tenho certeza que é ela!

As pessoas que estavam comendo pipoca falam "ooohhh" como se estivessem surpresas.

VERONICA (com expressão de dor): Eu estou com conjuntivite, sua doente! (para Eddie) Tire os óculos dela!

EDDIE: Peraí que agora a coisa tá ficando interessante. Como ela sabia dos seus olhos?

JANE: Simples, porque eu conheço essa mulher! Ninguém acredita em mim?

MICHAEL: Eu acredito! Se ela é como a lua, por que não poderia ter vindo da lua?

LILY (sentada numa almofada): É um bom argumento... (revirando os olhos) Mas foi o Michael que disse, então desconsiderem.

VERONICA: Vocês são todos loucos! Eu vou sair daqui antes que minha doença piore.

JANE: Vai mesmo, duende dos infernos! Nunca mais apareça por aqui...

EDDIE: Mas Xyzzy, você não pode brigar com eles porque... São meus amigos!

VERONICA: Espero que continuem sendo, porque vocês se merecem. (pegando os óculos da mão de Jane) Antes que eu me esqueça, Eddie, não sou mais sua namorada!

Veronica sai andando, pisando firme. Ela pisa em algumas pipocas jogadas pelo chão. Lily se levanta e abraça Eddie.

LILY: Tudo bem, não ia dar certo ficar com uma duende...

JANE: De olhos cor de fogo, só pra complementar.

EDDIE (melancólico): Que bom que tenho minha irmãzinha pra me dar uma força.

LILY (se soltando): É, agora vê se pára de fazer essa cara de menino chorão porque eu não sou babá. Volte ao trabalho!

EDDIE (ainda triste): Mas Lily...

LILY (gritando): Eddie, vá tomar chá!

Ele se afasta, choramingando. As pessoas da "platéia" batem palmas.

LILY: Ok, acabou o show aqui, voltem pros seus trabalhos também! (orgulhosa) Uau, eu sei como colocar ordem na casa.

CASA DE SARA

Jane pára no quintal da casa, de bicicleta. Ela traz uma pequena sacolinha ao seu lado.

JANE: Ah Sara, eu nunca vou poder mostrar o quanto eu sou grata por você me deixar ficar na sua casa até me levarem embora.

SARA: Tudo bem, Jane, eu estava mesmo meio solitária... Onde estão as suas coisas?

JANE (pegando a sacolinha): Aqui, ué.

SARA: Não, eu digo... Todas as suas coisas!

JANE (falando pausadamente): E eu digo... Aqui! Você acha que a vida de uma secretária é fácil?

SARA: Argh... Vem comigo, vou te mostrar o resto da casa.

Toca a música de encerramento: Life - Des'ree

#105 - Get The Xyzzy Habits

:: Cast ::
Reese Witherspoon as Lily Koller
Seann William Scott as Eddie Koller
Marisa Coughlan as Sara Holmes
Adam Garcia as Michael Wilson
Matthew Lawrence as Estagiário
Jennifer Love Hewitt as Jane Baggins

:: Guest Starring ::
Shiri Appleby as Veronica

:: Soundtrack ::
Happy - Sister Hazel
Life - Des'ree

:: Created and Written By::
Suzana Ferreira

:: Producer ::
Series Online Studios

Television Series Network