Um projeto inédito de desenvolvimento institucional-partidário

    No plano tático, GERAÇÃO BRASIL XXI pretende contribuir ao esforço da consolidação político-partidária. Sua concepção e disponibiliza ao PSDB diferentes níveis de intervenção pedagógica, tecnologia de ponta e orientação transformadora, num amplo escôpo de formação da cidadania e de ativação do potencial latente da sociedade civil, para responder às exigências da transição societária no próximo século: o desenvolvimento com estabilidade, qualidade humana e sustentabilidade.

    Compreende no seu escopo de operação a criação de uma Escola de Empreendedorismo, Cidadania e Gestão, cujo centro difusor de cultura política e militância democrática, é um mestrado profissional, desenhado para implementação "in company" no Instituto Teotônio Vilela, objetivando a formação de militantes partidários como operadores da política social-democrata. Implementado nos principais centros de atuação partidária no país, esse programa combina tecnologias avançadas de educação à distância com atividades presenciais. No escôpo de sua programação, tele-conferências abertas à comunidade, desde logo, projetarão o debate social-democrata além fronteiras do grupo formativo.

    O PSDB se credenciará, nessa perspectiva, como o primeiro partido no Brasil a implementar um programa pós-graduado para a formação de quadros políticos e o desenvolvimento de uma ampla e sistemática discussão do seu programa com a sociedade. Neste sentido:

O Mestrado profissional está desenhado para exercer um efeito multiplicador sobre a formação de capital humano na respectiva base social. O processo de formação dos operadores políticos da GERAÇÃO BRASIL XXI, compreende a sua participação num programa de monitorias pedagógicas. Assim, cada turma de 50 mestrandos deverá formar 1.000 líderes de base, nos diferentes módulos de um programa de extensão - o Curso Formação de Lideranças Comunitárias.  

O Mestrado profissional está desenhado para promover o desenvolvimento institucional, estimulando a formação de capital social. Os profissionais em formação desenvolverão curricularmente atividades de consultoria, operando uma incubadora de entidades do terceiro setor e promovendo a sua articulação em rede virtual. Contribui, nesse sentido, para atualizar o potencial de auto-gestão do  terceiro setor, investindo na sua familiarização com os recursos democratizantes da nova tecnologia digital.

O Mestrado profissional pretende, ademais, contribuir diretamente para o desenvolvimento humano e sustentado, operando um programa de pesquisa-ação em políticas públicas, mediante a criação de ambientes virtuais para o desenvolvimento de estudos de viabilidade e desejabilidade políticas, passíveis de imediata apropriação e aplicação pelas instâncias decisórias da sociedade e do Estado.

    Tudo isso é GERAÇÃO BRASIL XXI: uma nova concepção do agir e do fazer políticos, credenciando o Instituto Teotônio Vilella, como uma das matrizes relevantes da nova formação política, que o Brasil exige neste final do milênio.

back do top                         Back Home Up Next