Judo

Uma arte japonesa, criada por Jigoro Kano (1860-1938).

Quando, muito jovem Kano, deixa a família em Mikage e vai para Toquio, morar na casa de amigos, para poder estudar. Conta-se que era muito franzino, e constantemente sentia a violência dos alunos mais velhos na pele, então não tinha completado ainda nem 15 anos quando ouve falar do Jiu-Jitsu, todos diziam que era uma disciplina que permitia ao fraco enfrentr o mais forte.

Só que na época o Jiu-jitsu, público de Tóquio estava desmoralizado, tido como pratica violenta e imoral, inadaptada à burguesia que naqueles tempos surgia. Isso fez com que Kano fosse obrigado a renunciar ao Jiu-jitsu até completar seus 18 anos.

Consegue alugar um quarto, na casa do monge Asahi Sumpho, no templo de Eisho. Torna-se aí aprendiz de Tenshin Shinyo-ryu, primeiro sob a tutela de Hachinosuke Fukuda e algum tempo depois de Masamoto Iso. Os seus dopis mestres depositaram a suas esperanças, apostando na sua inteligência, e honestidade, a ponto de lhie confiarem os " densho" ( LIVROS SECRETOS).

Muito tempo depois com a morte de seu segundo mestre, no caminho de Kano aparece Tsunetoshi Likubo, um general do Shogun que, ao término das hostilidades entre os samurais e o imperador, fora exílado numa província agrícola. Likubo era um expert em kata, descendia de uma escola militar e praticava o Kito-ryu com extrema elegância. Mas não possuia dojo para ensinar, então Kano resolvo o problema de Likubo, alugando-lhe um quarto do templo para poder tomar lições. Aos 23 anos Kano ensina e dá aulas particulares.

As pessoas acabam gostando de kano, e seu número de alunos é cada vez maior, forçando-o a se mudar para um local maior, separando-se assim de Libuko. E ao mesmo tempo ele espalhava as suas ideias, sobre o judo, em meio a autoridades, militares, políticas e civis, valendo-se das amizades de sua família. O Judo cresce e se torna cada vez mais conhecido, e é mau recebido, pela concorrência em Tóquio, até emboscadas foram armadas para destruir o dojo de Kano.

Só que a força do Judo era maior, Kano funda vários segmentos de Judo, junto às forças policiais, à marinha e ao Butokai de Kyoto.

Em 1922 Kano estabelece, a fórmula completa do Judo-Kodokan, em uma festa dada em honra ao imperador, apresenta públicamente o novo Go-kyo, os seis katas fundamentais e declara que o objetivo do Judo é a amizade e a prospéridade mútuas (Ji-ta-kyo-ei) adquiridas graças a uma melhor utilização da energia.

Em 1935, Midono Suke Kawashi e Gunji Koizumi chegam à Europa, o primeiroa na França e o outro na Inglaterra. Os dois são considerados os pais do Judo europeu.

Por motivos de idade avançada, Jigoro Kano, deixa a presidência do Kodokan, nas mãos de seu sobrinho, Nango Jiro.

Gigoro Kano morre em 1938.

Quando aconteceram os primeiros jogos, Risei Kano, devido a uma polêmica sobre as categorias de peso, foi substituido pelo inglês Palmer, que adere ainda mais aos regulamentos do Judo como esporte, depois dele, a direção ficou ainda nas mãos de um japonês Matsumae, e logo após por um argentino. Assim surgiu o Judo como conhecemos hoje.

 

 

 

 

 

.