TAI CHI CHUAN

As histórias sobre a sua origem são muitas. Acredita-se que Chen San Fen o criou, ao observar uma luta de vida ou morte entre um grou e uma serpente, através das observações dos movimentos destes dois animais, surgiu o Tai Chi, não descartando a hipótese do Tai Chi Chuan, ser uma derivação do sistema Tao Yin. A grande certeza é que desde o seu surgimento até hoje ela continua sendo uma arte viva.

O Tai Chi vem sendo praticado como uma disciplina curativa, terapêutica, preventiva de doenças há muito tempo principalmente onde surgiu na China, lá, é prescrito como parte de tratamentos de doenças cronicas como a ulcera, hipertensão, osteoporose, atrofias e outras. Os êxitos alcançados pelo Tai Chi Chuan como terapia para corpo e mente, e como arte marcial estão diretamente relacionados com a sua prática. Tai Chi requer um elevado grau de concentração por parte do praticante (evitando, as divagações da mente); manter a lentidão e fluência dos movimentos; e naturalidade da respiração, numa harmonia equilibrada com os movimentos do corpo.

No passado o Tai Chi não era praticado com a finalidade terapeutica de hoje, os praticantes podem seguir varios caminhos, tanto no lado filosófico (fabuloso), no emocional, como no lado marcial, ou no terapeutico, vai de acordo com os interesses e necessidades de cada um.

A leveza e a suavidade dos movimentos são as principais características do Tai Chi Chuan, pois o encadeamento deve ser executado com lentidão e serenidade. Após a prática devemos nos sentir relaxados e descansados e jamais exaustos.

As rotinas do Tai Chi originalmente eram compostas por 37 movimentos, com o passar do tempo, foi evoluindo para 64 81, 108, e hoje temos até mais do que isso.

Outra característica importante é a continuidade dos movimentos, todos os movimentos são fluidos, um continuação do outro, do principio ao fim, um fluxo contínuo e sereno de movimentos. Deve haver coordenação entre as partes superior e inferior do corpo, e harmonia entre os movimentos exteriores e interiores do corpo. Cada movimento do encadeamento envolve todo o corpo, sendo a cintura e as costas responsáveis pelos movimentos dos membros. Essa perfeita coordenação de movimentos elimina, progressivamente qualquer forma de rigidez ou desconexão motora. Durante a prática do Tai Chi Chuan, o praticante colherá benefícios para o corpo e mente, tomando uma nova postura diante da vida.

Com o passar do tempo, foram surgindo diversos estilos, mas sempre manteram-se fieis à essência do Tai Chi Chuan mais antigo, que é o berço dos outros que surgiram posteriormente. Segundo as palavras do Mestre Wang Kiu Yu: "O que importa é que se você não se desviar dos principios básicos estabelecidos nos textos clássicos, você chegará aos mesmos benefícios e se tornará um praticante eficiente". Resumindo os principios e os movimentos básicos das diferentes escolas, são os mesmos.

Abaixo algumas escolas, se você souber de alguma que não esteja aqui, me avise que farei o possível para incluí-la..

CHEN

KUO

SONG

YANG

SUN

.........

WU

LAM

 

ZHAI TIEN

JIAN HUA