INTRODUÇÃO

As moléculas que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva são chamadas Biomoléculas. A maior parte (99%) das massas das Biomoléculas é formada por: Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio. A principal biomolécula, responsável por 70 % do peso total de uma célula, é a ÁGUA;  Do restante, ou seja, do peso seco da célula, cerca de 27 % é formado por uma classe muito especial de biomoléculas, as MACROMOLÉCULAS.   Os 3% restantes da célula são formados por sais inorgânicos e outras pequenas biomoléculas, que são os precursores das macromoléculas.

 

A Água,  além de ser o principal constituinte da célula, desempenha um papel fundamental na definição de suas estruturas e funções. É o fator primário de definição das complexas estruturas espaciais das macromoléculas.  É o meio ideal para a maioria das reações bioquímicas.  

 

        As Macromolécula são biomoléculas de alto peso molecular, muito grandes e quase sempre de estrutura química e espacial muito complexas. São sempre formadas a partir de "unidades fundamentais", moléculas menores e muito mais simples que funcionam como matéria prima para a construção das macromoléculas; Podem ser divididas em 4 grandes classes: