FAMÍLIA

Parte 2

 

Vimos anteriormente que namoro é compromisso. Para se ter compromisso com alguém, precisamos ter compromisso com o Reino de Deus.

1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.

2º - Ser bom filho(a). Aquele que é bom(a) filho(a) será um bom(a) marido ou esposa.

3º - Ter um emprego.

O homem foi criado a imagem e a semelhança de Deus. Deus o constituiu cabeça e autoridade, a mulher foi criada para o homem, por isso ela deve ser submissa. Só que quando as mulheres olham para essa autoridade; que é o homem, ficam decepcionadas, porque muitas são traídas, humilhadas e abandonadas (com filhos). Hoje, as mulheres oferecem aquilo que os homens buscam. Se uma autoridade cai, os que estão submissos à ela, também caem.

 

QUAL O PADRÃO DE DEUS PARA O HOMEM E MULHER?

A Família - o casamento (Gn 2.18 a 24)

Porque Deus criou a família? Para estabelecer o Seu reino na terra, passando Seus princípios de geração à geração.

Quem não se lembra dos "hippies" na década de 70, onde em nome da paz e amor praticavam o sexo livre e o uso de drogas?! Começava a Era de Aquários - Nova Era. A semente foi lançada, o terreno preparado para que hoje colhêssemos em nossas famílias o fruto do anticristo - a destruição dos lares.

Existe um plano do inferno para destruir famílias. O homem e a mulher tem perdido sua posição na família, Deus constituiu o homem para ser cabeça e à mulher na educação dos filhos, só que hoje a mulher tem que trabalhar para ajudar no pagamento das contas de casa. Os filhos são entregues à creches ou empregadas e, para compensar a ausência, fazem todas as vontades dos filhos comprando presentes. O homem tem deixado de ser cabeça para ser irresponsável, traindo, desonrando e descumpridor de suas obrigações no lar como marido e pai. Sutilmente satanás infiltra seu reino nos lares, já que seu objetivo é tornar homem e mulher iguais - único sexo, única religião, única moeda, único governo e único deus, o anticristo.

Uma das últimas descobertas científicas - a clonagem da ovelha Dolly, sem a participação do espermatozóide - faz-nos perceber como será a próxima geração. Feministas declararam que é uma grande descoberta, já que a participação do homem não será necessária para se ter um filho. Não havendo família, o reino de Deus não será estabelecido, não havendo Reino estabelecido, a Igreja se enfraquece e Satanás assim, estabelece seu reino - o reino do anticri0sto.

Deus uniu homem e mulher para serem um, conforme a semelhança de Jesus, membro deste corpo santo e irrepreensível. O sexo dentro do casamento não é pecado e não existe nada de desonroso (Ef. 1.4, Heb 13.4, I Cor 7.5)

QUAL O PAPEL DA MULHER NO PADRÃO DE DEUS?

Ser submissa. Col. 3.18 e Ef. 5.22 a 24

Ser submissa não quer dizer ser escrava, não ter opinião e vontade própria, é disposição para aceitar um estado de dependência.

Lar edificado - Prov. 14:1

Marido coroado - Prov. 12.4

Deus é louvado - Prov. 31:28

Filhos santos - I Cor. 7:14

O OBJETIVO DE DEUS É ATINGIDO: A EXPANSÃO DO REINO DE DEUS

 

Lar destruído - Prov. 14:1

Marido envergonhado - Prov. 12:4

Palavra de Deus blasfemada - Tito 2:5

Filhos Imundos - I Cor. 7:14

O OBJETIVO DE SATANÁS É ATINGIDO: A DERROTA DO REINO DE DEUS

 

A mulher cristã deve ser notada não pela sua aparência (roupas e cabelo), mas sim pela sua bondade e virtude. I Tim 2.9 e 11

Ser sábia, para construir e não para destruir. Prov. 14.1

Sobre o quê você tem edificado sua casa? Sobre o seu corpo, sensualidade e sexo? Esta casa não prevalecerá. Agora a casa que é edificada sobre a rocha que é Cristo, essa durará para sempre.

Quando a moça é sábia, edifica vidas, ela sempre será apontada pela sua santidade e por ser agradável, mas, quando a moça é tola, ela mesma se destrói se envolvendo em relacionamentos passageiros, sendo vulgarizada e usada.

Ser virtuosa nas tarefas domésticas e na educação dos filhos. Prov. 31.10 a 31

(Quem escreveu foi a mãe do Rei Lemuel, procurando uma esposa para seu filho).

O livro de Provérbios adverte sobre a mulher adúltera e a prostituta, mas ensina ao homem à encontrar a mulher perfeita - a que teme ao Senhor.

Algumas mulheres tem sido culpadas da destruição de seus lares, aí vai algumas:

Preguiçosa:

Sempre dá um jeito de fazer uma "visitinha" na casa de parentes e amigos, só para não ter que cuidar de casa.

Neurótica:

Acha que consegue tudo no grito.

Omissa:

Vê coisas erradas em sua casa, e não participa ao seu marido nem limita regras de moral e disciplina. Como o erro dos filhos, filmes pornográficos e etc.

 

QUAL O PAPEL DO HOMEM NO PADRÃO DE DEUS?

Deus o constituiu o cabeça da família, porém ele deve amar sua esposa como a si mesmo e como Cristo amou a Igreja. E como Cristo amou a sua Igreja?

- Suprir as necessidades do lar e da esposa com o seu trabalho;

- Não permitir que parentes opinem e interfiram no casamento;

- Antes de qualquer decisão deve consultá-la, e

- Amá-la e respeitá-la.

O marido cristão não deve ser machista, pois se Deus tivesse criado a mulher para ser pisada pelo homem, a teria criado de seus pés, mas o Senhor a criou da costela do homem, localizada ao seu lado para que andassem juntos, em direção ao mesmo alvo, concordando e compartilhando de todas as coisas. Gn 2.21 a 23

Alegrando-se com a mulher que Deus lhe deu, respeitando-a como mulher e mãe dos seus filhos. Prov. 5.18, Eclesiastes 9.9.

CRISTO E A IGREJA

HOMEM E MULHER

Quando amamos a Cristo todos vêem. O amor para com a Igreja está em suas atitudes, não em palavras ou gestos.

Quando amamos alguém todos vêem. O amor está nas atitudes.

A Igreja é submissa a Cristo porque sabe em quem confia e é amada. Ele se sacrificou por ela, e sempre estará ao seu lado.

A mulher é submissa porque sabe em quem confia e é amada. Que ele fará tudo por ela e sempre estará ao seu lado.

Cristo amou tanto a sua Igreja que deu a sua vida por ela. Deixou de ser Deus e uma coroa, para ser simples e servo.

O homem dá a sua vida pela sua mulher. Deixa de viver pelo que vê, e vive por fé.

A igreja é uma, mas cada membro deste corpo tem a sua individualidade e projetos. O dedo não é igual a mão. Cristo respeita essa individualidade, e transforma em nossa vida o que precisa ser transformado.

O homem e a mulher tem individualidades. Mas, no amor, os defeitos precisam ser mudados. É preciso disposição para adaptação do casal no dia-a-dia.

Cristo e a Igreja são santos.

O homem e a mulher devem ser santos.

 

CRISTO E A IGREJA

A união de Cristo e a Igreja é semelhante ao casamento de José e Maria (Mt 1.18). Estão casados, mas ainda não se ajuntaram. A idéia de Cristo como noivo e a Igreja como noiva é a de que a união dos dois será com muita alegria, muita festa, para uma união perfeita e de duração permanente (Apo 21.2; Ef 5.27)

 

AOS FILHOS:

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra

que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20.12

Quantos filhos morrem cedo porque não honram, desobedecem, desrespeitam, negligenciam e até batem nos seus pais.

Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo. I Timóteo 5.8

É melhor ouvir do que falar. Se os seus pais não são cristãos, você tem que ser exemplo para ganhá-los para Cristo. As vezes não conseguimos ver nossos pais salvos, e colocamos várias barreiras e defeitos, mas existe uma promessa de Deus para a nossa família, e Ele há de cumprir.

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Atos 16.31

Ore por sua família!

 

AOS PAIS:

O objetivo de satanás é destruir autoridades, porque Deus é uma autoridade, e sobre Ele tudo se sujeita. Quando uma autoridade cai, todos que estão sobre sua cobertura caem. Romanos 13.1

Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Salmos 127.3-5

Muitos pais tem amaldiçoado seus filhos. Quando brigam dizem coisas que magoam, como por exemplo: xingam, "jogam na cara" coisas feitas no passado, ou até mesmo o que fazem pelo filho. O melhor é uma conversa franca, que impõe respeito e amor.

 

Pais desequilibrados formam filhos problemáticos.

Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados. Colossenses 3.21

Muitos pais tem "pena" de disciplinar seus filhos. Você não pode dizer à uma criança de 3 anos para não colocar o dedo na tomada, porque ela fará exatamente o que você a proibiu, mas quando ela coloca o seu dedinho na tomada e leva um choque nunca mais ela voltará a fazê-lo, porque causou dor. Hoje, os pais criam seus filhos erradamente. Quando são pequenos conversam, quando crescem e não obedecem partem para a agressão, o que deveria ser ao contrário. A formação do caráter da criança é até aos 8 anos de idade.

 

Provérbios 13.24

Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.

 

Provérbios 23.13-14

Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.

 

 

CARMEN - 1997