IMPUREZA SEXUAL
Parte 1
Estamos vivendo numa era, em que homens e mulheres buscam preencher seus vazios e substituir suas carências por momentos de "amor". Lançam-se em relacionamentos passageiros, entregando-se totalmente, tanto psicologicamente; fisicamente e moralmente.
Cada vez mais ficam isolados e individualistas, envolvendo-se somente por sexo.
Podemos ver e ouvir em todos os veículos de comunicação, a aparente solução de todas as nossas ansiedades. A apelação ao sexo é usada desde a propaganda de cigarros ao jeans; vemos um homem bonito dizendo que usando um determinado desodorante elas avançam.
É comum cenas de sexo em filmes e propaganda de Sexo por Telefone na TV, nos horários que crianças estão assistindo.
Atualmente, temos assistido na TV campanhas contra a prostituição infantil, ao mesmo tempo, Programas de Calouros, meninas se apresentam vestidas e maquiadas como uma adulta, dançando com sensualidade. Como pode a TV combater uma coisa que ela mesma incentiva?!
A novela é a expressão do que existe de pior no homem, os autores vivem aquilo que escrevem: homossexualismo, filhos que transam aos 15 anos, vários casamentos, adultério, desobediência aos pais e independentes.
A década de 70 foi marcada pela liberação sexual, logo depois, fomos presenteados com a peste do século - a AIDS. (80% dos soros-positivos contraíram o vírus na adolescência). Atualmente, a maior vítima do vírus tem sido mulheres casadas e fiéis aos seus maridos.
O mundo inverteu os valores de Deus na família e no sexo, o que antes era puro, hoje é impuro e o que antes era errado hoje é certo. Moças e rapazes sentem vergonha de dizer que são virgens e acabam se entregando a pessoas que nem conhecem. O sexo hoje é diversão, não há compromisso e não é preciso amor, basta sentirem-se atraídos e logo tudo acontece. E depois? Depois não existe, o que vale é hoje e agora. E o pior de tudo, é que crianças e adolescentes tem sido seriamente bombardeados com estas mentiras.
MAS O QUE A BÍBLIA NOS DIZ A RESPEITO DISTO?
O Sexo fora do casamento é pecado.
PROSTITUIÇÃO:
Comércio habitual ou profissional do amor sexual, desonrar-se praticando ações vergonhosas.
Os nossos corpos não foram criados para a prostituição, mas para serem santos. Não somos simples corpos mortais, mas sim o templo que habita o Espírito Santo de Deus.
I Cor 6.13-16 - I Tes 4.1 a 5.
Como fugir da prostituição?
A prostituição é o único pecado que a Bíblia manda fugir (I Cor 6.18-20). José fugiu ao ser tentado pela mulher de Potifar. Por ele ser um homem bonito, provocou na esposa do seu senhor o desejo de manter relações com ele. Sem dúvida era uma armadilha do diabo, para derrubar o servo fiel do Senhor (Gn 39.7 a 12).
Se está difícil resistir ao desejo sexual o conselho é casar-se (I Cor 7.2).
ADULTÉRIO:
"O homem não pode fugir de uma cantada, senão ele não é homem" . Quantos casamentos são desfeitos, quantas vidas são destruídas e quantos filhos choram pela destruição de sua família.
O adultério lesa o direito do outro cônjuge. Por isso está previsto na lei e ela prevê penalização ao culpado. Mas a Bíblia não inocenta o adúltero, prevendo condenação diante dos homens e de Deus (Ex 20.14). Deus não faz diferença entre o homem e mulher, mas julga-os igualmente (Lv 20.10).
A mulher adúltera é cobiçada pela sua aparência, e com sua sensualidade consegue tragar muitos homens; homens caseiros, honestos e santos (Prov. 6.26). Quanto maior for o obstáculo, maior é o seu prazer em roubar o que não lhe pertence, usando de tudo para conseguir o que quer.
O homem adúltero impõe regras, é machista, não admite perdas e muitas das vezes a pratica por auto afirmação; eu posso, eu faço, eu sou homem, "deu mole" ...
Mateus 5:28 - Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
FORNICAÇÃO:
Prática do sexo entre não casados.
É conveniente lembrar que a maior incidência desse tipo de pecado pode ocorrer entre namorados e noivos.
Evite ficar sozinho(a) com a sua namorada(o). Não confunda carinho com carícias íntimas, porque dificilmente vocês conseguirão prosseguir com um namoro santo. A santidade violada, gera um sentimento de culpa, impedindo a comunhão com Deus e até mesmo com nossos irmãos.
É comum no mundo, adolescentes que mantêm relações sexuais. E muitas dessas adolescentes tem engravidado, tendo que encarar a responsabilidade de assumir um bebê, sem a menor condição psicológica e financeira. Na maioria são abandonadas pelo namorado e família. Desesperadas e com medo de que os pais descubram, acabam fazendo abortos, que muitas vezes a levam a morte ou até mesmo a esterilidade.
Os adolescentes são autênticos, inconseqüentes, acham que nenhum mal lhes acontecerá. Certo ou errado, se dedicam totalmente àquilo que fazem.
Concupiscência: Apetite sexual
SERÁ QUE É AMOR?
II Samuel 13
Amnom era apaixonado por sua irmã Tamar. Adoeceu, emagreceu, vivia numa tristeza… por causa deste "amor". Só que quando Amnom conseguiu levar Tamar para cama, o seu amor foi substituído por uma aversão (nojo). Expulsando-a de seu quarto depois de usá-la, Tamar chorou amargamente. Sentindo-se humilhada, a sua vida nunca mais foi a mesma. Você acha que Amnom amava Tamar? Vamos ler
I Cor 13.4 a 7
Não há maior demonstração de amor do que um relacionamento santo. Um jovem que se aproxima de uma moça para se aproveitar dela, ou até abusar dela, deixando-a em grande dificuldade, em descrédito moral, não o faz por amor. Quem ama não desmerece, não abusa, não abandona. Paulo escreveu aos crentes de Corinto: "O amor… não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses…" Mas vemos muitos casos de moças tolas, que se entregam a rapazes irresponsáveis, que falam de amor apenas para se aproveitar delas, deixando-as mal. Às moças da igreja vai um alerta: Não sejam bobas! Quem ama não pratica qualquer ato em proveito próprio. Sejam santas, puras, para a glória de Deus. Deus lhes dará homens de bem, para o casamento.
No Velho Testamento o noivado era semelhante ao casamento, feito o compromisso estavam casados (Mateus 1.18). O namoro e noivado dos servos do Senhor deve ser santo, o objetivo deve ser conhecer um ao outro.
O SEXO FORA DO NORMAL É ABOMINAÇÃO
Homossexualismo: É a união carnal entre dois homens, sendo um deles efeminado, agindo como se fosse mulher. A televisão tem dado abertura para que sejam assumidos. Esse comportamento é condenado por Deus. Rm 1.27b; Lev 18.22)
Lesbianismo: Relacionamento sexual entre mulher e mulher, semelhante do homossexualismo, que é homem com homem. Rm 1.26
Bestialidade: Relações entre seres humanos e animais. Deus, que sempre soube todas as coisas, preveniu o homem contra suas tendências, para que não praticasse o pecado do sexo com animais (Lv 18.23a; Dt 27.21a). Tais práticas podem ser admitidas entre aqueles que não conhecem o Senhor. Mas nunca deverão sequer ser mencionadas no meio dos santos do Senhor. Basta falar nisso num estudo como este.
Incesto: Contato sexual entre parentes. (Dt 27.22) É indigno quem tal coisa pratica (I Cor 5.1).
Masturbação: Ninguém se masturba pensando nas ondas da praia da Barra. Mt 15.19
Sabemos que todas as pessoas que praticam tais aberrações, não herdarão o Reino de Deus. (Ap 22.15; I Cor 6.9 a 10)
NAMORO
Provérbios 30:18 e 19
Qual o objetivo do namoro? O casamento.
O mundo tem um padrão diferente - a atração física. No reino o primeiro lugar deve ser o Espírito que orienta e governa o corpo, nossos desejos e vontades.
A bíblia fala sobre 3 tipos de amor:
EROS: Corpo - Amor carnal de um relacionamento, onde o indivíduo quer suprir suas necessidades e tem como centro a atração física, amor que não é legítimo, é egoísta. Eros vem de erótico.
FILÉO: Alma - Amor fraternal, amor de troca, não é egoísta, que está disposto a repartir até o momento que o outro queira.
ÁGAPE: Espírito - Amor de Deus pelos homens, amor puro, verdadeiro, somente este amor sustenta o casamento.
(Paixão é um desejo incontrolado da carne, é fantasia, não é algo verdadeiro).
É comum, até mesmo nas igrejas, os jovens não terem interesse em se firmar um compromisso. Quando gostam de alguém "ficam" , sem ter o objetivo de casamento. Já ouvi alguns rapazes dizerem: Se eu não namorar, como vou descobrir a pessoa certa?
Pessoas assim, acabam magoando, e até desviando muitos do caminho do Senhor por terem sidos enganados e usados. (Pv 26.19)
QUATRO PRINCÍPIOS IMPORTANTES PARA SE COMEÇAR UM NAMORO
É fundamental num relacionamento ter um objetivo, o que se pretende.
2. Saber o que quer, não ser volúvel. Rm. 14:5; Salmos 119:9
3. Ser maduro e responsável e não leviano ao fazer juras de amor. Ecles. 5:5
4. Não provocar sentimentos que você não pode corresponder. I Tess. 4:3 a 8
JUGO DESIGUAL (II Cor. 6.14)
A Bíblia é bem clara quando nos aconselha a não nos associar com pessoas que não sejam cristãs. A luz não tem comunhão com as trevas. Sansão desobedeceu se unindo a uma mulher idólatra, e foi a sua destruição. Cuidado!
CUIDADOS DO CRISTÃO
Finalmente irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4.8
Às moças
Cuidado com o…
Homem lobo: Vive à espreita e ataca a ovelha mais fraca.
Homem franco-atirador: Atira para todos os lados.
Homem pescador: Jogou a rede o que cai é peixe.
Homem furão: Marca para sair e não aparece, sempre dá desculpas. As vezes tem outra namorada. Cuidado!
Homem promessa: Vive dizendo: eu te amo; quero casar com você. Mas a mão percorre caminhos por onde não deve ir.
Homem urubu: Seu "point" é na igreja, quando consegue alguém desaparece, e só volta quando está sozinho.
Aos rapazes
Cuidado com a…
Mulher "espiritual": Vive fora da realidade, tudo é errado e não aceita diálogo.
Mulher espantalho: Espanta todos que se aproximam do namorado. É ciumenta.
Mulher feliz: É extrovertida, fala com todo mundo. Adora compartilhar sua vida e planos e os segredos dos outros. Geralmente se aproxima das amigas de seu namorado para poder manipular os seus passos.
Mulher gueixa: Faz tudo para agradar, anula suas vontades e suas opiniões. É muito apagada e sem cor.
Mulher popular: Todo mundo "conhece" , usa de sensualidade para conseguir o que quer, e são essas que desviam homens ungidos do caminho do Senhor.
Romanos 12.2
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
CARMEN - 1997