SAULO DE TARSO
Parte 1
Saulo, nome hebráico "Shaul" e no grego "Saulos", em honra ao rei Saul (rei de Israel). Recebeu na circuncisão (no oitavo dia) este nome. Nasceu em Tarso (principal cidade da Cilícia), cidadão romano, adquiriu naturalmente a cidadania romana por seus pais serem cidadãos romanos. Homem de sólida educação, falava o grego, o latim e o hebráico, descendente da tribo de Benjamim.
Hebreu dos hebreus, era mestre das leis de Moisés dentro de um segmento do judaísmo (fariseus) que ostentava grande piedade e rígida observância das normas religiosas.
Era considerado pelos rabinos como um jovem altamente promissor. Sua elevação a membro do sinédrio colocou-o numa posição de poder e destaque.
Tendo estudado em todos os níveis possíveis em Tarso, já com 13 anos, seu pai o mandou à Jerusalém para estudar entre os doutores da Lei. Completou a sua instrução em Jerusalém sob a orientação do rabino Gamaliel (Fariseu, membro do Sinédrio* e doutor das leis judáicas), recebendo uma educação profundamente judáica. Saulo ficou exultando de alegria, pois Jerusalém era considerada mais do que uma cidade, era o lugar onde estava o Sinédrio*, que era o Supremo Tribunal dos antigos judeus, até a destruição de Jerusalém em 70 A.D.
Após anos de estudo, sua elevação a membro do Sinédrio colocou-o numa posição de poder e destaque. Filiou-se ao partido dos fariseus e começou a perseguir os cristãos; participou, dentre outros, do apedrejamento de Estêvão At 7: 58-60; At 8: 1 e aprovou a sua morte.
Saulo foi perseguidor implacável dos cristãos (At 8: 3; 9: 1-2), mas indo para Damasco, a fim de encontrar e prender alguns seguidores de Jesus, então chamados nazarenos, e levá-los para Jerusalém, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu ( At 9: 3-8). E, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia:
"Saulo, Saulo, por que me persegues ?"
Ele perguntou quem era. E a voz lhe respondeu:
"Eu sou Jesus, a quem tu persegues."
Saulo ficou cego após levantar-se (At 9: 9), e obedecendo o que a voz lhe dissera seguiu para Damasco e ficou hospedado na casa de Judas (Tadeu).
Ananias, discípulo de Jesus, teve uma visão para ir ao encontro de Saulo para torná-lo a ver (At 9: 10-16). Nesta visão, Jesus disse para Ananias:
"Vai! Este é para mim um vaso escolhido,
para levar o meu nome perante
os gentios, os reis e os filhos de Israel."
Gentios: nome dado pelos hebreus (judeus) a todos os povos fora de Israel. Segundo o dicionário, aqueles que não crêem em Deus.
Saulo, cheio do Espírito Santo (At 9: 18) passou a pregar nas sinagogas dos judeus que Jesus era o Cristo, iniciando assim o seu ministério apostólico cristão, com o fundamento:
"Jesus é o Deus Único !"
O profeta Isaías, inspirado por Deus, aproximadamente 720 antes do nascimento de Jesus de Nazaré, profetizou:
"...; também te darei como luz para os gentios,
para seres a minha salvação
até à extremidade da terra." Isaías 49:6 e 42:6
Em toda essa passagem sobre a conversão de Saulo, podemos notar um tremendo chamado de Deus para ele, o plano de Deus para Saulo era enorme, grandiosamente importante para a pregação do evangelho. Pois, de perseguidor de cristãos, passou a ser um deles e a ser perseguido pela nova fé em Jesus Cristo.
Nessa hora se encaixa um versículo muito lindo da bíblia sagrada; Sl 139 : 7-10, que relata essa mesma situação que Saulo passou. Ele era um estudioso do velho testamento, amava, adorava à Deus de todo o seu coração, mas não cria em Jesus como o Messias. Só que Deus conhecia o coração de Saulo, sabia de tudo o que se passava lá dentro, e se revelou à ele através da visão (luz forte) e da voz de Cristo. Só assim ele pode crer em Jesus e se tornar o maior apóstolo de Cristo.
O que eu gostaria de deixar bem claro à vocês é que, não adianta nos escondermos de Deus. Se Ele tem um propósito para a tua vida, esteja aonde você estiver, Ele te encontrará e o Seu plano se cumprirá na sua vida. Creia que Jesus é o Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis, o Messias de Deus, o Príncipe da Paz, e dê à Ele toda honra, todo poder e toda glória.
Foi aí que Saulo, e depois Paulo ficou conhecido como o Apóstolo dos Gentios. Foi ele o maior responsável em levar o evangelho à todos os gentios. Mas ..... isso é um assunto para a próxima aula.
Grupo de Estudos Renovos
IEFA – Santos
16/09/1999