PAULO

APÓSTOLO DOS GENTIOS

 Parte 2

 

No último estudo vimos um pouco da vida de Saulo, seus estudos, sua religião, seus costumes e principalmente a sua conversão ao cristianismo.

Hoje continuaremos a aprender sobre a vida de Saulo, seus primeiros ensinamentos, sua primeira fuga, enfim ... sua vida cristã.

Vamos ler At 9: 23-25. Esta foi a primeira tribulação de Paulo, ele teve que sair fugido de onde estava (Damasco) pois já o começavam a perseguir (os judeus).

Seu primeiro companheiro de viagens foi Barnabé, At 11: 25-26 para Antioquia.

Lá em At 11: 26, está a primeira citação do nome "cristãos" para os seguidores de Jesus.

A igreja de Atos é até hoje um modelo da verdadeira igreja, e devemos copiá-la em todas as coisas. Naquele tempo às pessoas ofertavam com liberalidade aos apóstolos, compartilhavam a comida, viviam em comunidades, At 2: 45-47.

E Saulo, na sua primeira viagem, junto com Barnabé, foi à Antioquia. Souberam lá, por meio de Ágabo, visitado pelo E.S. , que haveria uma grande fome.

No espírito do Pentecostes, os amados que habitavam em Antioquia, se solidarizaram e mandaram ofertas aos irmãos da Judéia, onde Saulo e Barnabé se encarregaram de entregar aos anciãos. At 11: 29

Esse ato dos discípulos e dos cristãos de Antioquia deve Ter tocado profundamente os irmãos da Judéia, não é ?

Vocês já pensaram nessa situação ? Fome, miséria por todos os lados e pessoas solidárias com outras que nem conheciam ? Só a misericórdia de Deus pelo E.S., não é ?

Imaginem a situação:

A fome atemoriza várias pessoas, e chegam discípulos de Jesus e falam: - Querem oração ? Vamos orar agora.

Depois da oração ... despedem-se e vão embora.

E a fome do povo ? Quem sacia ?

Claro que queriam e precisavam de oração, mas e o estômago?

Voltemos a Jesus. Em nenhuma situação Ele despediu o povo com fome.

Lc 9 : 12 e Lc 9 : 16-17

Jesus sentia a necessidade física do povo que o acompanhava, Ele sabia o que era sentir fome e jamais poderia dispensar aquele povo todo sem dar-lhes o alimento material. E hoje ainda deveria ser assim.

Vocês já pensaram se chegasse uma pessoa sedenta de Deus e de fome, na igreja, e o pastor orasse com ela e depois a despedisse com

 

fome ? Qual seria a impressão desta pessoa do povo de Deus ? Lembrem-se de Tg 2 : 26, a fé sem obras é morta, amém ?

Olhe só a comparação que Tiago faz nesse versículo, o corpo sem o espírito está morto. Todos os que não tem o E.S. estão mortos espiritualmente, porque o espírito vivifica, Jo 6 : 63 .

Amados, devemos ter misericórdia dos nossos irmãos, dos nossos semelhantes, do nosso próximo. E nesta situação de fome física ainda mais, pois a cada vez que ajudamos um necessitado, estamos ajudando ao próprio Cristo, Mt 25 : 34-36

e Mt 25 : 40.

E mais adiante Jesus continua a falar : - E os que não ajudaram os necessitados irão para o tormento eterno.

Dura palavra, né irmãos ? Esse era o nosso querido Jesus.

A igreja de Atos estava levando a palavra de Crsito à todos os povos, precisava viver o que pregava. Creio que pelo E.S., os irmãos de Antioquia souberam o que os irmãos da Judéia iriam passar e resolveram ser solidários dando as ofertas a Saulo e Barnabé.

E ainda tem mais, quando Jesus dava era para sobejar, vamos ver Mc 8 : 8 e Lc 8 : 17. Na multiplicação dos pães, eram mais de 5000 homens. Todos comeram até se fartarem e ainda sobraram vários cestos de pão. O milagre estava feito !!!

No livro de Salmos, Davi nos fala da diferença entre ímpios e crentes. Sl 32: 10-11.

Mais alguns versículos para meditarmos: Pv 21: 13; Pv 22: 9; Pv 28: 27; Is 58: 10 e II Co 9: 6-9

Temos um exemplo poderoso que está em Tito 2: 7-8, lá vemos Paulo exortando à Tito para ser um exemplo em tudo. É exatamente assim que devemos agir, só dando e sendo bom exemplo é que poderemos dar bons frutos. Os ímpios devem ver em nossa vida a vida de Cristo, os atos de Cristo, os passos de Cristo. Afinal, não somos feitos à semelhança de Deus ? Gn 1: 26 e Gn 5: 1

Voltemos à Saulo. Agora com Barnabé e João, eles foram para Chipre anunciar o evangelho nas sinagogas dos judeus. Lá conheceram Bar-Jesus, um judeu mágico falso profeta e o procônsul Sérgio Paulo, varão prudente (At 13: 6-7). Mas Bar-Jesus queria tirar a atenção do procônsul da palavra de Deus e apartava da fé Sérgio Paulo.

Até que Saulo, cheio do E.S. profetizou, At 13: 9-12

Esse foi muitas vezes o estilo de Saulo, audacioso, impetuoso e dirigido profundamente pelo Espírito Santo. Saulo era muito direto e prático em tudo o que fazia, portanto, sua obra é igualmente direta e prática.

 

Grupo de Estudos da IEFA – SANTOS

23/09/99