E-mail da Equipe 
 
Introdução
Objetivos
Procedimentos
Seleção dos Clãs
Sugestões 
Observação
Contato
 
 
(VERSÃO ON LINE / PIO PACK)
(se quiser o arq., faça o download)

  

..Introdução 

............O Ramo Pioneiro tem seu desenvolvimento fundamentado na formação de Clãs, que buscam funcionar de maneira que favoreça o amadurecimento de seus pioneiros participantes. A relação entre Clãs Pioneiros é fundamental para a vitalidade do Clã, seja através da formação de novos laços de amizade, da troca de informações e de técnicas, ou ainda da forma de desenvolvimento de um deles, através do programa de apadrinhamento. 

...........É importante destacar que neste projeto, ainda que soe redundante, a questão da humildade de ambas as partes: quem será apadrinhado e quem apadrinhará. O Clã que, após passar por uma auto- avaliação e considerar-se apto a ajudar um outro Clã, oferece sua disponibilidade de tempo e boa vontade; por outro lado, quem acreditar estar precisando de uma orientação, visando o bem de seu próprio Clã, deve estar disposto a receber orientações. Vale ainda dizer que o bom desenvolvimento e andamento de um Clã não é, necessariamente compatível à sua idade, muitas vezes, um Clã com vários anos de formação ainda precisa de aconselhamento, não sendo esta a regra, obviamente. 

.
 
  

..Objetivos 

...........Este programa visa atender os Clãs em formação, para que possam evoluir com a ajuda de outros já formados e estruturados. Promove a inter-relação de diferentes Clãs Pioneiros, de forma que estes se relacionem em torno de um processo conjunto de desenvolvimento e amadurecimento. Efetivamente é um programa que envolve dois Clãs, para trabalhar o aprimoramento técnico de um deles, além da relação amistosa entre ambos. 

.
 
  

..Procedimentos (exclusivo da versão On Line / Pio Pack) 

...........Este programa deve viabilizado dentro do PPP "Programa Polar Pioneiro", de acordo com as respectivas "Euipes Polares", não sendo necessário qualquer tipo de vínculo com a Equipe Regional.  

...........A intenção declarada pelo Clã deve ser cuidadosamente avaliada, fazendo uma análise real da atual situação do Clã, chegando à conclusão de estar apto a apadrinhar, ser apadrinhado, ou mesmo permanecer nulo quanto à questão. Para tanto, é extremamente importante fazer uma consulta aos mestres. 

.
 
  

..Seleção dos Clãs (exclusivo da versão On Line / Pio Pack) 

...........Deve ser acertada de acordo com o diálogo prévio e interesse mútuo dos interessados. 

  .
 

  

..Sugestões de Métodos e Estratégias de Trabalho (para Clãs padrinhos) 

1. Conhecer a estrutura geral do grupo escoteiro e o conceito dos pioneiros com relação ao movimento escoteiro.  

2. Estar ciente dos conhecimentos e da relação dos pioneiros para com o ramo. 

3. Conhecer a estrutura geral do Clã pioneiro: carta pioneira, aplicação de etapas, organização e etc. 

4. Saber da relação do Clã com o grupo escoteiro. 

5. Realizar conjuntamente atividades de sede com o Clã (visitas mútuas). 

6. Desenvolver atividades em Equipe de Trabalho e Interesse.  

7. Realizar projetos em conjunto: Projeto Servir, Polo PPP e outros dentro do grupo escoteiro. 

8. Participar de eventos: Fórum Pioneiro, Pré-vigília, Távola Pioneira e outros. 

9. Por fim, analisar os progressos atingidos por ambos Clãs, tanto padrinho como apadrinhado, fazendo uma avaliação do quanto a troca foi importante e o quanto os Clãs puderam crescer com essa experiência de troca. 

 .
 


..Observação 

...........As denominações "padrinhos/ apadrinhados" devem ser entendidas como Clãs relacionados neste programa, não tendo, portanto, relação direta com os verdadeiros padrinhos de fundação ou investidura dos Clãs. 

.
 
  

..Contato 

...........Não haverá nenhum membro da Equipe diretamente encarregado neste Projeto, porém, qualquer dúvida ou auxílio necessário, entrem em contato conosco, para que encaminhemos uma resposta. 

  

Equipe Regional Pioneira Arthur Pendragon
E-mail: farina.machado@lbm.com.br
 .