CINCO PERGUNTAS A QUE NENHUM PROTESTANTE CONSEGUE RESPONDER (MAS QUALQUER CATÓLICO CONSEGUE)

1 - Por favor, diga-me uma razão para aceitar a Bíblia que um muçulmano não poderia usar para considerar o Corão inspirado por Deus.

R - Os católicos aceitamos a Bíblia como Palavra de Deus porque a Igreja que Cristo fundou e confiou a São Pedro (Mt 16,18), e que é a Coluna e Firmamento da Verdade (1Tim 3,15), diz que a Bíblia é Palavra de Deus. Como dizia Santo Agostinho, "creio nos Evangelhos porque a Santa Madre Igreja me diz para crer neles".

2 - Por favor, diga-me porquê você aceita apenas uma parte da Bíblia (afinal, a lista de livros que compõem o Novo e o Antigo Testamento foi determinada ao mesmo tempo - aliás, junto com o título de Mãe de Deus para Nossa Senhora - e você aceita apenas parte do Antigo Testamento), e com que autoridade você o faz.

R - Os católicos aceitamos a Bíblia em sua íntegra porque a lista de livros que a compõem foi definida pela Igreja em 397 d.C., sob a autoridade do Sucessor de Pedro Papa São Dâmaso I.

3 - Por favor, diga-me porque a Bíblia teria precisado de quase 1600 anos para ser entendida corretamente, se ela é teoricamente algo que qualquer um pode ler e entender.

R - Os católicos sabemos que a Bíblia não é algo que qualquer um pode ler e entender sem ajuda (2Pd 3,16, At 8,31), e sabemos que Cristo confiou a São Pedro, o primeiro Papa, a tarefa de tomar conta de Seu rebanho, a Igreja (Jo 21,15-17). Nós seguimos o que os Sucessores de Pedro nos transmitem.

4 - Por favor, explique como alguém pode saber se entendeu a Bíblia corretamente, se ele só pode confiar na Bíblia, e em mais nada; afinal existem cerca de 30.000 seitas protestantes no mundo, cada uma entendendo a Bíblia de maneira diferente e todas achando que estão certas.

R - Os católicos sabemos que é a Igreja que Cristo fundou e confiou a São Pedro (Mt 16,18), e que é a Coluna e Firmamento da Verdade (1Tim 3,15), quem tem a missão de ensinar (Mt 28,19), e que as Escrituras não devem sofrer interpretação particular (2Pd 2,20), pois quem o faz comete erros que o conduzem à perdição (2 Pd 3,16). Assim, sabemos que a explicação feita pela Igreja está certa, e está errada qualquer interpretação diferente desta.

5 - Por favor, prove usando apenas a Bíblia que ela é o que você considera que ela seja (ou seja, a única fonte de Verdade Revelada, composta pelos livros que você aceita, todos eles e só eles). Claro que todo mundo sabe que a Bíblia é Palavra de Deus, boa para o ensino, etc. e tal, mas por favor, tente provar que ela é a única fonte de Palavra de Deus, composta pelos livros que você aceita, todos eles e só eles.

R - Ao contrário dos protestantes, que acreditam na heresia chamada "Sola Scriptura", segundo a qual apenas a Bíblia é Palavra de Deus, os católicos sabemos que além da Bíblia, que não tem toda a Palavra de Deus e não está completa, (Jo 20,30-31; Jo 21,25; 2Ts 2,14), há ainda a Tradição Oral, também revelada por Deus, que deve ser seguida (2 Ts 2,15; 2Ts 3,6; 2Tm 1,13; 1 Cor 11,2; Gl 1,14, 1Tm 6,20; 2Tm 1,14; 2Tm 2,2, etc.). O próprio São Paulo, em At 20,35, cita palavras de Cristo que não estão em nenhum dos Evangelhos , dizendo aos bispos de Éfeso que eles devem lembrar-se delas. Sabemos ainda que os livros que compõem a Sagrada Escritura são os que a Igreja determinou em 397 d.C., mais de mil anos antes dos primeiros protestantes arrancarem sete livros de suas bíblias em 1517 d.C.


Autor: Carlos Ramalhete

RESPOSTAS DE UM "PROTESTANTE"

1 - Por favor, diga-me uma razão para aceitar a Bíblia que um muçulmano não poderia usar para considerar o Corão inspirado por Deus.

R - Nós cristãos cremos que a Bíblia é a palavra de Deus, não porque apenas "nos disseram para crer, por isso estamos crendo", mas porque nós provamos o que está escrito, praticando-a.
Deus nos disse para prová-la praticando-a:
• "Malaquias 3:10 - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes."

NOSSO Senhor Jesus Cristo deixou sinais para crermos:
• "Marcos 16:17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Marcos 16:18 - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão."
• "João 4:48 - Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis."

Nós, cristãos, praticamos a palavra de Deus e cremos nela porque vemos sinais e milagres, vemos as Escrituras se cumprindo.
• "João 2:22 - Quando, pois ressurgiu dentre os mortos, seus discípulos se lembraram de que dissera isto, e creram na Escritura, e na palavra que Jesus havia dito.
"João 2:23 - 23 Ora, estando ele em Jerusalém pela festa da páscoa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome."

2 - Por favor, diga-me porquê você aceita apenas uma parte da Bíblia (afinal, a lista de livros que compõem o Novo e o Antigo Testamento foi determinada ao mesmo tempo - aliás, junto com o título de Mãe de Deus para Nossa Senhora - e você aceita apenas parte do Antigo Testamento), e com que autoridade você o faz.

R - Nós cristãos não aceitamos "uma parte da Bíblia". A Bíblia é um conjunto de Escrituras Sagradas. Assim como Moisés escrevia os acontecimentos, as ordenanças, os mandamentos de Deus, a história de um povo que se submeteu à lei de Deus, também os seus sucessores, como Josué, etc., registrava o que acontecia. O sucessor de Moisés, Josué, usava as Escrituras de Moisés (Gênesis até Deuteronômio). Josué juntou as Escrituras de Moisés com a sua, e assim também fizeram os sucessores de Josué até João, que finalizou esse conjunto de Escrituras, escrevendo o Apocalipse. O que era registrado por escrito, era somente aquilo que Deus inspirava. De Gênesis a Apocalipse, Deus usou homens para deixar registrado por escrito tudo aquilo que é necessário que saibamos hoje. Por isso, não houve necessidade de Deus inspirar alguém para fazer um índice do que se estava sendo escrito.
Se fosse necessário sabermos além do que está escrito, Deus iria deixar a Bíblia em aberto para inspirar pessoas e continuarem a escrever a Bíblia até hoje.
Resumindo, a Bíblia não foi definida pela Igreja em 397 d.C., sob a autoridade do "Sucessor" de Pedro Papa São Dâmaso I, mas foi definida por João, quando escreveu o livro "Apocalipse", por volta do ano 96 d.C.
A expressão "mãe de Deus" é inexistente. Consideremos o que o próprio Jesus nos diz:
• "LC 8:21 - Mas, respondendo Ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam."
Veja mais em: >>Mãe de Deus<<

3 - Por favor, diga-me porque a Bíblia teria precisado de quase 1600 anos para ser entendida corretamente, se ela é teoricamente algo que qualquer um pode ler e entender.

R - A Bíblia não precisou de 1600 anos para ser entendida corretamente.
Em meados de 1540 ocorreu o movimento reformista, e não o entendimento correto da Bíblia. A Bíblia sempre foi entendida por quem era espiritual (1º Coríntios 2:15), e não por qualquer um. Por isso é necessário ir à igreja, para ouvir a palavra de Deus através de um homem de Deus. Certamente quem não for espiritual vai interpretar erroneamente a Bíblia. Contudo, devemos considerar que o evangelho de Jesus está nela escrito, por isso é válido distribuir Bíblias sendo assim a melhor forma de evangelismo, pois a Bíblia despertará a fé da pessoa, quando é lida (cf. Romanos 10:17) e, aqueles que realmente aceitarem a Bíblia como sendo a palavra de Deus, Deus a ensinará, como ocorreu com o etíope eunuco e Felipe, em Atos 8:26-40.
O movimento reformista foi o esforço de uma parte da igreja Ocidental por libertar-se da autoridade de Roma, e conquistar, para todo homem, o direito de adorar a DEUS de acordo com as Escrituras e não com os enganos inventados por homens. A diferença entre "protestante" (Cristão de verdade) e as outras religiões é que os "protestantes" não aceitam o corrompimento da verdade.

4 - Por favor, explique como alguém pode saber se entendeu a Bíblia corretamente, se ele só pode confiar na Bíblia, e em mais nada; afinal existem cerca de 30.000 seitas protestantes no mundo, cada uma entendendo a Bíblia de maneira diferente e todas achando que estão certas.

R - Conforme escrito em João 14:26 e 1º Coríntios 2:15, os que possuem o Espírito Santo entendem a Bíblia corretamente. A certeza de que alguém entendeu a Bíblia corretamente é a própria fé dada por NOSSO Senhor Jesus. A confirmação vem através dos sinais que Jesus deixou aos que cressem (Marcos 16:17-18). Para saber se alguém realmente possui o Espírito Santo é só ler Gálatas 5:22-23.

Consideremos as sete igrejas da Ásia, descritas em Apocalipse 2 e 3.
Podemos perceber que entre essas sete igrejas havia doutrinas diversas. Essas sete igrejas possuem suas diferenças, contudo, são de Deus.
Esse mal vem desde a época apostólica. Devemos lembrar que Deus é contra essas doutrinas diferentes: (Apocalipse 2:4; 2:14; 2:20; 3:16).
Deus diz às igrejas: "Ouça o que o Espírito diz às igrejas". Os que não ouvem o que o Espírito diz às igrejas continuam no erro, mas os que ouvem, é necessário se separarem, se santificarem.
Mas nem todos os que se separam, estão se separando do erro, mas estão criando doutrinas conforme o que pensam, estão fundando seitas, e não se santificando. Por isso devemos nos restringir ao que está escrito na Bíblia, para não cairmos em doutrinas diferentes das ensinadas por Deus.

Se santificar é se separar do erro. Criar seitas é se separar da verdade.

Ora, uma igreja que deixa de praticar a palavra de Deus e começa a seguir filosofias humanas, esta deixa de ser de Deus, assim como uma pessoa que se batiza, participa da Santa Ceia, pratica tudo o que Deus nos ensinou, se converte de verdade, mas depois torna a pecar, a fazer o que não agrada a Deus, essa deixa de ser de Deus. Um exemplo é Judas, que era discípulo de Jesus, mas deixou de ser porque traiu Jesus, se tornando traidor, no lugar de discípulo.
Vamos lembrar de alguns versos bíblicos:

• "João 8:37 - Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós."

Igrejas de Deus são aquelas que seguem o que Deus ensinou.
É simples saber se uma igreja é de Deus:
• Disse Jesus: "Mateus 18:20 - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
• "Marcos 16:17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Marcos 16:18 - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão."
• "João 4:48 - Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis."

O problema de ter várias crenças, no entanto, é que muitos seguem versos isolados, que, fora de seu contexto, deturpam a veradade, tentando provar assim que seus próprios pensamentos estão de acordo com a Bíblia.

5 - Por favor, prove usando apenas a Bíblia que ela é o que você considera que ela seja (ou seja, a única fonte de Verdade Revelada, composta pelos livros que você aceita, todos eles e só eles). Claro que todo mundo sabe que a Bíblia é Palavra de Deus, boa para o ensino, etc. e tal, mas por favor, tente provar que ela é a única fonte de Palavra de Deus, composta pelos livros que você aceita, todos eles e só eles.

R - Eis a prova, usando apenas a Bíblia, que ela é a única fonte de verdade revelada:

O apóstolo Paulo disse que nada está faltando na Bíblia:
• "Romanos 9:6 - Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;"

Ou seja, o que está escrito na Bíblia é o necessário. Quem diz que nem tudo está na Bíblia não é israelita, isto é, não faz parte do povo de Deus.
O apóstolo Paulo disse isso já na sua primeira carta porque as Escrituras que ele possuía lhes eram suficientes para ensinar, repreender, corrigir, educar na justiça, como diz em 2º Timóteo 3:16

Os que examinam as Escrituras para ver se as coisas são verdadeiras são considerados "os mais nobres":
• "Atos 17:11 - Ora, estes de Beréia foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."

Veja que o povo de Beréia recebeu a palavra dos apóstolos, mas foram ver se estava de acordo com as Escrituras, e, por isso, foram considerados "mais nobres".

Os apóstolos ensinaram a não ir além do que está escrito:
• "1º Coríntios 4:6 - E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro"

A tradição oral dos apóstolos era explicar as Escituras. A tradição oral dos católicos é inventar doutrinas.

TUDO o que os apóstolos pregaram oralmente, tinham como única fonte a Bíblia, não os próprios pensamentos:
• "1º Pedro 4:11 - Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém."

O apóstolo Paulo nos admoestou contra a doutrina da tradição oral católica:
• "2º Timóteo 4:2 - ...Pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
2º Timóteo 4:3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;"
• "Colossenses 3:8 - Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;"

Os apóstolos usavam as Escrituras para ensinarem oralmente:
• "2º Timóteo 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;"

É necessário que os homens espirituais expliquem as coisas espirituais para os homens naturais:
• "1º Coríntios 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
1º Coríntios 2:15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido."

Perceba que o apóstolo Filipe (homem espiritual) ensinou as Escrituras ao etíope eunuco (homem natural)
• "Atos 8:30 - E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
Atos 8:31 - E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse."

NOSSO Senhor Jesus disse para crermos Nele como diz a Escritura:
• "João 7:38 - Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre."

A Bíblia é composta por 66 livros: 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
Como dito na resposta da 2º pergunta, todos os 66 livros são sequências de Escrituras Sagradas, iniciadas por Moisés (Gênesis) e encerradas por João (Apocalipse). Mais tarde foi inserido alguns livros oficialmente chamados de "apócrifos" (sem autenticidade). Os tais são:
• Tobias; • Judite; • Sabedoria de Salomão; • Eclesiástico; • Baruque; • 1 e 2 Macabeus; • Acréscimos à Ester; • Acréscimos à Davi;
Esses apócrifos não foram escritos por profetas nem por apóstolos por isso são até hoje livros sem autenticidade.