TRADIÇÃO ORAL SEGUNDO O CATOLICISMO

Nem tudo está na Bíblia:
• João 21,25: "Jesus fez muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que seriam escritos."

Paulo diz que a tradição oral tem autoridade
• "2Tessalonicenses 2,15: Assim, pois, irmãos, permanecei firmes, e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra [=oral], seja por epístola nossa."
• "2Timóteo 2,2: E o que de mim, através de muitas testemunhas ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros."
• "1Coríntios 11,2: Eu vos louvo, irmãos, pois em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei."
• "1Tessalonicenses 2,13: Pelo que também damos sem cessar graças a Deus, porque, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que credes."

Os primeiros cristãos seguiam a tradição apostólica
• "Atos 2,42: E perseveravam na doutrina do apóstolos, na coumnhão, no partir do pão e nas orações."

A grande ordem dada por Cristo foi a de pregar e não escrever
• "Mateus 28,19-20: Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado."

A Bíblia é difícil de ser compreendida, mas fácil de ser distorcida
• "2Pedro 3,15-16: [Falando dos escritos de Paulo] Em todas as suas cartas ele escreve da mesma forma, falando acerca destas coisas. Suas cartas contêm pontos difíceis de entender, os quais os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição."

Há outros pontos sobre a tradição oral
• "2João 1,12: Tenho muito que vos escrever, mas não quero fazê-lo com papel e tinta. Antes, espero ir ter convosco e falar face a face, para que a nossa alegria seja completa."
• "3João 1,13-14: Tenho muitas coisas que te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena. Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face."

A Bíblia é contrária à interpretação particular
• "2Pedro 1,20-21: Acima de tudo lembrai-vos de que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo."

Para interpretar a Bíblia é necessário instrutores autorizados
• "Atos 8,30-31: Correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e perguntou: 'Entendes o que lês?'. Ele respondeu: 'Como poderei entender, se alguém não me ensinar?'. E rogou a Filipe que subisse, e com ele se assentasse."

POR QUE NÃO ACEITAR ESSA DOUTRINA?

A Bíblia é digna de todo o respeito e aceitação. É a única fonte infalível de verdade, pois é a Palavra de DEUS e não de homens.
A igreja é chamada de "coluna e fundamento da verdade" (1TM 3:15), porque na igreja é pregado o que está na Bíblia, que lança nos corações o único fundamento: Jesus Cristo (1CO 3:11).
É inaceitável se fazer tais cousas na Bíblia:

• DT 4:2 - Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando.

• DT 18:20 - Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.

• AP 22:18 - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; AP 22:19 - E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

• JR 29:23 - Porquanto fizeram loucura em Israel, e cometeram adultério com as mulheres dos seus vizinhos, e anunciaram falsamente, em meu nome uma palavra, que não lhes mandei, e eu o sei e sou testemunha disso, diz o SENHOR.

O apóstolo Paulo disse que nada está faltando na Bíblia:
• "Romanos 9:6 - Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;"

Ou seja, o que está escrito na Bíblia é o necessário. Quem diz que nem tudo está na Bíblia não é israelita, isto é, não faz parte do povo de Deus.
O apóstolo Paulo disse isso já na sua primeira carta porque as Escrituras que ele possuía lhes eram suficientes para ensinar, repreender, corrigir, educar na justiça, como diz em 2º Timóteo 3:16

Os que examinam as Escrituras para ver se as coisas são verdadeiras são considerados "os mais nobres":
• "Atos 17:11 - Ora, estes de Beréia foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."

Veja que o povo de Beréia recebeu a palavra dos apóstolos, mas foram ver se estava de acordo com as Escrituras, e, por isso, foram considerados "mais nobres".

Os apóstolos ensinaram a não ir além do que está escrito:
• "1º Coríntios 4:6 - E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro"

TUDO o que os apóstolos pregaram oralmente, tinham como única fonte a Bíblia, não os próprios pensamentos:
• "1º Pedro 4:11 - Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém."

O apóstolo Paulo nos admoestou contra a doutrina da tradição oral:
• "2º Timóteo 4:2 - ...Pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina."
"2º Timóteo 4:3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;"

Os apóstolos usavam as Escrituras para ensinarem oralmente:
• "2º Timóteo 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;"

É necessário que os homens espirituais expliquem as coisas espirituais para os homens naturais:
• "1º Coríntios 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."
"1º Coríntios 2:15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido."

Perceba que o apóstolo Filipe (homem espiritual) ensinou as Escrituras ao etíope eunuco (homem natural)
• "Atos 8:30 - E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
"Atos 8:31 - E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse."