ELABORANDO GRÁFICOS
Com os dados da tabela de distribuição de frequências dos tempos médios que os trabalhadores levam para chegar à empresa, vamos elaborar passo-a-passo um gráfico de colunas.
Passo 1 - Construindo o eixo das abscissas.
O eixo das abscissas, também conhecido como eixo x ou eixo horizontal, é onde vamos distribuir a variável independente. Variável independente é aquela que tomamos como base de referência para construir um gráfico. A outra variável, a variável dependente, vai ser distribuída no gráfico em função da variável independente.
Em problemas onde estamos estudando como uma determinada variável se comporta em função do tempo, é comum tomarmos o tempo como variável independente e a outra como dependente. Portanto, em problemas onde o tempo é uma das variáveis, ele normalmente é utilizado como variável independente.
No nosso caso, queremos saber quanto tempo os trabalhadores levam para chegar ao trabalho. Logo, vamos utilizar o tempo como variável independente e distribuí-lo no eixo das abscissas, eixo x ou eixo horizontal.