Ferrovias e História  
FERRONORTE

Ponte Rodo-Ferroviária

A Travessia do Rio Paraná sempre foi um grande gargalo para o escoamento de cargas e da produção em geral do Centro-Oeste para os portos do litoral Paulista e Paranaense, pois em muitos locais a travessia ainda era (e é), realizada através de serviços de "ferry-boats", as populares balsas. Com a construção da Ferrovia, tornou-se inprescindível a construção de uma ponte que eliminasse esse gargalo.

Iniciadas as obras, várias vezes paralisadas e retomadas, de acordo com os ventos políticos e econômicos que sopravam sobre o projeto, bem como alguns governadores e até presidentes depois, tivemos finalmente concluída, em 29.05.1998 essa obra. A seguir, juntamente com alguns detalhes sobre sua construção, apresentamos uma coletânea de fotos gentilmente cedidas pelo engenheiro Cesar Sacco, que teve a oportunidade de participar de algumas etapas desse processo. As fotos foram reduzidas e cortadas para uma visualização mais rápida. Se você quiser ver as fotos originais, basta clicar nas imagens.

Canteiros de obras junto à ponte, em foto de 1994, onde podemos ver o início da estrutura da ponte. Esta foi fonstruída em treliça metálica e possui vãos de 100 metros entre os pilares. Abaixo, em foto tirada da balsa que fazia até então a ligação entre as duas margens do Rio, podemos ver as cabeceiras da ponte, com as obras em andamento. Somente em viadutos de acesso foram construídos mais de 1.170 metros.

A ponte possui 2.600 metros de extensão somente sobre a água, possuindo diversos pilares fixados no fundo do leito do rio, a dezenas de metros sob a água. Veja abaixo um exemplo do esforço necessário para a fixação de um pilar nas águas turbulentas do Rio Paraná.

As obras terminaram em 29.05.1998, possibilitando maior rapidez no escoamento de cargas de toda uma imensa região, antes limitada pela demora na travessia do Rio Paraná. A ponte representa um marco nos transportes nesse país, pois possui utilidade dupla, com a ferrovia correndo no patamar inferior e o tráfego de veículos em geral utilizando-se de 4 faixas de rolagem existentes no patamar superior.

Vai para Vista Expandida da Ponte Concluída

Vista da formidável obra de engenharia que é a ponte rodo-ferroviária sobre o Rio Paraná. Foto-divulgação da FERRONORTE.

Voltar para Página Principal