Cuidado
Vejam estas considerações:
1 - A manutenção de um banco de dados de currículos não é gratuita. Alguém está pagando. Quem ?
Empresa
Os responsáveis pelo Site cobram o serviço de fornecer dados para as empresas. Neste caso a empresa paga para ter acesso aos dados cadastrados e não se cobra nada dos candidatos. Utilizam-se senhas, ou algo semelhante.
Candidato
Os responsáveis pelo Site cobram pelo registro dos candidatos. Pode ser um preço fixo ou por períodos de tempo e possuem várias modalidades, incluindo o desenvolvimento de home pages. Neste caso as empresas recebem as listas sem ônus.
Propaganda
É possível que o administrador do Site receba pela veiculação de propagandas. Neste caso nem o candidato nem a empresa pagam diretamente pelo serviço. Pode ser também que o administrador do Site utilize o Banco de Dados para promover outros serviços do próprio site.
Situação Transitória
Temos também as situações transitórias. Onde o administrador do site, com o objetivo de divulgar o serviço, durante um período de tempo, não cobra nem o cadastro, nem a consulta.
2 - Não descarte os sites que cobram de você pelo serviço. Pode ser que as empresas estejam consultando estes Sites, isto porque, para elas (empresas) são estes os Sites gratuitos.
Mas tome os seguintes cuidados:
- Veja como é o acesso das empresas a estas informações.
- Veja os serviços que são prestados pelo Site. Por exemplo: alguns cobram e fazem todo um trabalho de divulgação dos currículos; outros não cobram nada e também não se gastam nada com a divulgação. Veja o destaque que será dado ao seu currículo.
- Veja se o administrador do Site oferece outros serviços, como consultoria por exemplo. E não deixe de analisar o custo do serviço.
3 - Outros cuidados.
Sempre que identificamos algo semelhante, descadastramos o Site desta lista, mas estes problemas podem ainda estar ocorrendo:
O site na realidade é uma manipulação. O candidato cadastra o currículo e a partir dai passa a receber uma série de e-mails oferecendo os mais diversos serviços. O administrador do Site está na verdade vendendo os endereços para pessoas que oferecem serviços aos candidatos.
O administrador do Site anuncia vagas que não existem, apenas como chamativo. O candidato paga achando que já irá concorrer para uma vaga anunciada que, na realidade, não existe.
Você irá encontrar administradores de sites que oferecem serviços da mais alta qualidade. Também encontrará pessoas dispostas a ajudá-lo e que de fato irão ajudar, mas não podemos dizer que 100% das pessoas estão nesta situação. Tomé cuidado.
Vá em frente e sucesso. Estamos torcendo por você.
Não deixe de nos escrever contando casos como estes. Foi a partir de e-mails de outros candidatos que tomamos conhecimento (
acteixeira@hotmail.com) e estamos podendo lhes passar estas informações.