Estágio
André Coelho Teixeira
Desemprego, recessão, formatura, trabalho, oportunidades. "E o meu futuro ?" - pensa o jovem universitário. As dúvidas e apreensões começam na busca do estágio, visto como uma "trilha" para o emprego. Apresentamos estes tópicos, frutos da nossa experiência.
1 - A prioridade é o curso. O estágio é importante, merece sua atenção, mas está em segundo plano.
2 - Existem estágios e estágios, a bolsa que você recebe não é tudo (infelizmente, muitas vezes, complementa a renda familiar), é mais importante considerar o que está se aprendendo. O estágio é aprendizado.
3 - "Corra" atrás do estágio, procure escolher e não ser escolhido. Tenha uma atitude pró-ativa. Identifique a área que você quer atuar (converse com outras pessoas), analise as oportunidades nas diversas empresas, selecione e vá em frente. Procure conhecer as empresas, antes do primeiro contato. Se for possível, converse com colegas que já estagiaram nestas empresas. "Vá sabendo o que quer". As empresas necessitam de pessoas "que fazem acontecer".
4 - Prepare o seu currículo, com criatividade e senso crítico. Ele será, provavelmente, o primeiro contato com a empresa. Na Internet existem diversos modelos de currículos (sites onde se cadastram CV). Consulte-os. Antes de escrever o seu, liste os pontos que o diferem dos demais candidatos (cursos, língua estrangeira, informática, experiência de vida no exterior, participação em grêmio estudantil, associação, prática esportiva, avaliação escolar, etc.). Estes pontos devem ter destaque no seu currículo (com até duas páginas).
5 - Finalmente lembre-se, as empresas procuram pessoas com: valores morais, personalidade, maturidade, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, visão sistêmica, raciocínio analítico, "garra" e liderança.
Boa Sorte !