Tênis x Frescobol

O tênis é um jogo feroz. O objetivo é derrotar o adversário tornando-o incapaz de devolver a bola. O bom jogador é aquele que conhece o ponto fraco do seu adversário e dirige sua cortada para lá para fazê-lo errar e tirá-lo do jogo. Termina com a alegria de um e a tristeza do outro.

O frescobol se parece com o tênis: 2 jogadores, 2 raquetes e 1 bola, mas se a bola veio torta a gente sabe que não foi por querer e procura devolvê-la certa para o outro pegá-la. Não há adversário ou os dois ganham ou ninguém ganha. Não se fica feliz quando o outro erra. Quem errou pede desculpas e quem provocou o erro se sente culpado. Ninguém marca ponto e começa-se de novo.

Se damos feedback como enviamos a bola num jogo de tênis, corremos o risco de destruir o colega, de criar conflitos e de distanciarmos as pessoas. Teremos um emissor feliz por ter falado, mas um receptor sentindo-se um perdedor.

Se damos o feedback como num jogo de frescobol, estaremos cuidando para que o outro não seja um perdedor e ajudando-o a acertar para que os dois ganhem juntos. Há o desejo de que o outro cresça continuamente.

(Rubem Alves - filósofo e sociólogo)

REFLEXÃO:

- Ao me comunicar confirmo se o que falei foi realmente o que o outro

escutou e se o que escutei foi realmente o que o outro falou?

- Ao falar e ao ouvir pratico a empatia ou desconsidero o outro com quem estou

dialogando?

- Sei dar e receber feedback ?