MUDANÇAS
Como planejar o desenvolvimento de pessoas se não sabemos o que virá amanhã? Como definir a visão de futuro se não sabemos o mundo de amanhã?
Nosso espaço (família, empresa, comunidade, etc) passa e irá passar por grandes transformações.
Podemos ter duas atitudes:
1 - Não nos considerarmos capazes de influir nestas mudanças, ou seja, considerarmos que somos conduzidos por elas. É como um barco sem leme, que vai ao "prazer" do vento.
2 - Nos considerarmos capazes de influir nestas mudanças, ou seja, mesmo que o vento esteja em "sentido contrário" nos considerarmos em condições de influir na escolha do caminho (dentro das limitações). É um barco com leme e timão.
A empresa, que busca competitividade, precisa de pessoas com as atitudes propostas no item 2.A empresa do futuro é a empresa participativa, e o primeiro passo para a participação é acreditar que se pode participar. Cabe aos líderes criar oportunidades de participação e sinalizar, para as pessoas, que a decisão de participar ou não , é uma escolha pessoal.
Neste momento onde existe a perspectiva difícil a curto prazo e onde as necessidades básicas passam a ter maior importância, não podemos esquecer que o "sol existe" mesmo "chovendo muito" hoje.
Lembramos que as avaliações de desempenho, a partir deste ano, serão realizadas dentro de um novo modelo que privilegia o desenvolvimento de competências diferenciadoras e estratégicas com o objetivo de alcançarmos a excelência empresarial, reconhecendo e premiando o mérito individual. Os gerentes e líderes têm um papel fundamental neste processo que deve ser conduzido com muita seriedade e justiça.
PARA REFLETIR:
. A sua gestão é verdadeiramente participativa, onde as pessoas são estimuladas a fazerem PARTE da AÇÃO, ou é aquela onde as decisões são tomadas e apenas "participadas" às pessoas?
. Quanto você tem se empenhado no sentido de desenvolver o potencial da sua equipe?
. Como você avalia a sua participação neste momento de transição?