- O atual municipio de Duas Barras constituiu-se como território desmembrado do município de Cantagalo. O primeiro núcleo de população, o qual originou a atual cidade formou-se em princípios do século XIX, na localidade denominada Fazenda Tapera, doada pelo Pe. Francisco José de Oliveira à Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, onde os primeiros colonos ergueram uma capela. A princípio, a pequena povoaçãonão exigia, para perfeita regularização da vida religiosa e da vida civil, senão a presença periódica do capelão. Era o período de formação, em que os centros de que resultaram as cidades apenas se esboçavam. Em torno da pequena capela, na esfera a que se estendia a sua influência não contavam de início mais do que isolados ranchos, casas de palha ou pau-a-pique, destinadas a oferecer abrigo a boiadeiros e viajantes.
- Em 23 de dezembro de 1836, estando a população da nova localidade suficientemente condensada e crescida, foi dado a seu núcleo a categoria de Curato, por força de uma Lei que tomou o número 68.
- O lugar, antes só procurado por circunstâncias fortuitas ou periodicamente, então possuia uma população estável, permanente. Vinte anos mais tarde, devido ao progresso verificado na região, muito em função da produção de café e da colonização suiça à região, foi a localidade elevada à categoria de freguesia, por força do Decreto provincial número 902, de 24 de outubro de 1856, sob a inovação de Nossa Senhora da Conceição de Duas Barras do Rio Negro, tendo por sede a povoação de Tapera, com a denominação de Vila de Duas Barras.
- A denominação de Duas Barras provém de estar a cidade localizada entre as barras formadas pela junção dos rios Negro com o rio Resende e a frente com o córrego do Baú.