OPINIÃO CONSAGRADA

Sempre um artigo ou entrevista de um estudioso do tema dos UFO’S. Levando em consideração que os textos aqui transcritos são da opinião dos seus próprios autores, podendo não traduzir o pensamento meu ou seu, leitor da Evidência.

FELIX ARES DE BLAS




      A primeira e fundamental norma que devemos seguir na investigação racional do fenômeno ÓVNI é que há que estudá-lo com o mesmo método com o que se estuda qualquer outro fenômeno novo. Ou seja: com o Método Científico. Há que fugir de sonhos e soluções irracionais que não conduzem a nada. O que é o Método Científico? Isto foi discutido larga mente ao longo da história. Francis Bacon, Newton, Galileu, Descartes, Popper... e muitos outros, contribuíram para a sua definição e conceituação; mas, considero que para o não iniciado, as idéias de Bacon são as mais claras. Tratarei de expô-las, muito brevemente, com minhas próprias palavras. Os passos a seguir são:

- Recompilação de dados: Bacon defende que as leis da Ciência devem deduzir-se e estabelecer-se como generalizações a partir de um grande número de observações específicas

-Elaboração de teorias, que sejam capazes de explicar os fatos recolhidos no primeiro passo; porém, não serve qualquer teoria; para que seja científica a teoria deve ser:

.Predictiva, ou seja, a partir da teoria devemos ser capazes de predizer o que vai acontecer.

.Refutável, ou seja, deve ser capaz de elaborar experiências para refutar a teoria

        Quisera fazer especial menção do quarto passo. Se uma teoria não é refutável, não é Científica. Converte-se em fé. Um exemplo muito claro é o de Deus. Deus não é refutável:
Deus não é uma teoria científica; o mesmo poderíamos dizer da “hipótese” extraterrestre clássica. Metodologicamente, atualmente, Deus e extraterrestres coincidem. Nenhuma das duas hipóteses é científica.
 
 

DAQUI A TRINTA DIAS...

 Novos casos da Evidência para você!
 

CONTATO...

 Deixe suas sugestões e/ou críticas para esta seção!
 

Fale Conosco