Os Fenômenos e o Início das Pesquisas

.A História da Literatura Espiritual Ocidental Moderna

Os Mistérios do Sobrenatural

Há cerca de 150 anos atrás, no meio do século XIX, os jornais do mundo noticiaram fatos estranhos que ocorriam por toda a Europa e América do Norte, levando medo e preocupação às populações: Mesas giravam no ar, pancadas nas paredes das casas, combustão espontânea de materiais, vozes, aparições e muitos outros fatos extraordinários aconteciam à plena luz do dia e em proporções epidêmicas. Ninguém conseguia esclarecer os episódios, que envolviam também xenoglossia e escrita direta e foram presenciados por milhares de pessoas, entre assustadas e maravilhadas com os estranhos eventos. Ninguém, poderia dizer que estava à salvo de ser surpreendido pelo sobrenatural.
Após o impacto inicial, a situação pareceu acomodar-se, sendo que a Igreja havia considerado o caso como pertencente à esfera da demonologia ou histeria coletiva. Porém, muitos cientistas de renome, bem como, filósofos, pedagogos, escritores e toda uma variada gama de especialistas, começaram a estudar os fenômenos de maneira sistemática e descobriram fundamentos de uma estarrecedora verdade: A continuação da vida, através de diversos estágios dimensionais. Orgânicos ou não.
Entre os pesquisadores que estudaram os fenômenos, se encontrava o Prof. Dr. Hipollyite Leon Denizard Rivail, erudito e emérito discípulo de Pestalozzi, que à época, resolvera aplicar aos fenômenos os critérios científicos da observação e coerência lógicas aceitos pelo positivismo.
Após várias e exaustivas experiências e, baseado nas inúmeras comunicações e fatos coletados - onde fora excluído todo o lixo supersticioso e cultural - por vários países, entrevistando várias pessoas, concebeu que os fatos demonstravam mais que os fenômenos de antigravidade ou extrafísicos poderiam sugerir. Havia, naqueles acontecimentos um fundamento ético sistêmico e profundo, que poderia mudar o curso da compreensão humana e de seu modo de vida, uma vez bem compreendido.
 Desta avaliação, nasceu o resumo codificado de um sistema cosmogônico que hoje chamamos Espiritismo. O qual nada mais é que uma ciência de observação, aliada a uma filosofia de comportamento que gera resultados morais e efeitos religiosos. O disciplinado e anteriormente cético professor, extrapolou os limites da ciência clássica de sua época e pautou em suas anotações o nascimento de uma nova revelação: a imortalidade dimensional e a justiça da pluralidade das existências.
Com a edição de O Livro dos Espíritos, adotou o pseudônimo de Allan Kardec e dedicou sua existência à sistematização das leis que regem a espiritualidade e a evolução humana. Duramente combatido - até hoje - pela ignorância e pelo dogmatismo, cada vez mais se consolidam seus conceitos na sociedade e na cultura modernas. Muitos equivocam-se, achando tratar-se de mais uma seita neocristã, porém não se dão conta de como os próprios alicerces teológicos aceitos, somente são cognoscíveis através da ótica espírita. Não há a mais ínfima esperança de justiça e liberdade, neste planeta, caso não se compreenda o mecanismo da reencarnação, que desenovela as tramas ocultas do destino pela razão e sensibilidade. Nem há lógica nos velhos alfarrábios e testamentos da tradição humana, caso não se possa prosseguir sempre evoluindo, uma vez que somente haverá a poeira dos séculos como testemunha. Porém, o mais renitente obstáculo é o orgulho e o egoísmo, causas básicas da formatação do universo físico, enquanto realidade e manifestação.
Passaram-se 150 anos e houveram muitos avanços, à despeito das perdas e das guerras. De lá para cá, o Brasil se habilitou ao cumprimentos das profecias e se tornou o depositário fiel e místico destas energias redentoras e ciências éticas. Abrigou  - e abrigará ainda -, grandes almas em missão de esclarecimento, que nos legaram muitas obras que relatam o "modus vivendi" global e holístico do ser, nos diversos mundos e sob as mais específicas condições. Estas descrições estão reunidas nos links  e páginas que eu selecionei e que tem relação direta com o tema da transmigração de almas e as ciências antes ditas ocultas. Ciências estas que podem ser resumidas em sua aplicação mais imediata e funcional, nesta simples frase, que se aplica a nossa realidade dimensional mais urgente:

Fora da Caridade não há Salvação. Ajude o próximo e seja feliz!

 

Os Exilados da Capela