FERRONORTE

Locomotiva 9118 - Araraquara

Locomotiva nº 9118 atuando como manobreira em Araraquara. Essas locomotivas possuem uma história interessante na FERRONORTE. Enquanto as C44-9WM (DASH-9) não chegavam, os serviços de assentamento de trilhos foram feitos com a ajuda de 4 dessas locomotivas U-26-C, adquiridas junto à EFVM.

A respeito dessa locomotiva, Sérgio Martire nos informa que elas  foram encomendadas na bitola Métrica junto a G.E. do Brasil. Devido ao grande parque de locos da G.M. existente na EFVM, elas não foram bem aceitas pelos  maquinistas da EFVM,  por serem diferentes em termos de instrumentos ao restante da frota da EFVM.

Após certo tempo, com a perda de 1 locomotiva por desastre, foram elas enviadas para a Carajas (C.V.R.D.), alargando-se os seus eixos para rodar na bitola de 1,60 m. Nessa ferrovia, até então operando com uma boa quantidade de  locomotivas da GE e da GM em sua frota, não observaram-se as mesmas dificuldades e erros cometidos na EFVM , sendo que as tripulações as operavam como mais uma locomotiva da frota.

Na EFC, elas receberam a numeração 701 a 705, porém uma delas nunca seguiu para o Maranhão, pois a ela estava sendo adaptado um motor Caterpillar de última geração, estando rodando até hoje em Vitória, na E.F.V.M. para avaliações.

Essas 4 locomotivas da Cia. Vale do Rio Doce (Carajás) foram então novamente adquiridas pela G.E. como parte de pagamento das manobreiras da serie 100 da Carajás, sendo vendidas, após uma revisão total à FERRONORTE.

Após a chegada das "Dash 9" as U-26-C da Ferronorte foram enviadas a Gevisa- Campinas, para retornarem à bitola métrica para ser utilizada na NOVOESTE, empresa da Holding Ferropasa, assim como a Ferronorte.

Agora, com a necessidade da FERRONORTE de mais máquinas de capacidade média para tocar os trabalhos de manobras em alguns pátios mais movimentados e mesmo tracionar os trens de lastro e demais materiais necessários nas obras de prolongamento da linha, novamente essas máquinas retornaram à FERRONORTE, mais uma vez reformadas.

Terá sido a última "andança" dessas locomotivas??? Fotos enviadas por Helcio Jusioli Tagliolato, via email, para a EFBrasil, lista eletrônica de discussões sobre ferrovias nacionais, que comenta: "...U26 n. 9118, belamente reformada em Bauru. Atua como manobreira da Ferronorte na rotunda de Araraquara...." Veja mais uma foto dessa locomotiva a seguir: