A USINA DE ITATINGA

Cia. Docas de Santos

Página não oficial

O Porto de Santos possui, desde sua construção pela Cia. Docas de Santos, fornecimento próprio de eletricidade, proporcionada pela Usina Hidrelétrica de Itatinga

Situada em Bertioga, antigo distrito de Santos e hoje Município autônomo, Itatinga é um museu vivo que nos apresenta edificações e equipamentos centenários ainda funcionando como se fossem novos. Apesar de pouco conhecido no Brasil, trata-se de um local que atrai visitantes do mundo inteiro, que se encantam com o local.

Vamos tentar, nessa página, lhes  apresentar um resumo sobre Itatinga, sua situação atual e conduzi-los a um  passeio fotográfico a essa que é, talvez, uma das mais bem conservadas ferrovias particulares  na bitola 0,80 que se tem conhecimento.

Portanto, clique nos ícones ao lado  e bom passeio.

Essa página não poderia ter sido produzida sem a colaboração de Sergio Martire, Cid José Beraldo, Kelso Medici, Allem Morrison,  e Werner Vana, que nos enviaram fotos de seus acervos pessoais, bem como muitas das informações e explicações que as acompanham. 
Gostaríamos também de lembrar Waldemar Correa Stiel, que realizou importantíssimo trabalho de documentação histórica e fotográfica de diversos sistemas de bondes e transportes no Brasil antes que estes fossem sucateados,  havendo documentado a história de Itatinga no seu livro "HISTÓRIA DOS TRANSPORTES COLETIVOS NO BRASIL", cujo texto sobre itatinga e algumas fotos você poderá ver clicando aqui........... ita-porto-gif.gif (70882 bytes)
Em nosso entender, esse livro, hoje infelizmente esgotado, deveria ser presença obrigatória em todas as escolas do País e motivo de estudos, para que as gerações futuras conhecessem um pouco de nosso passado e história, riquíssima em termos de sistemas de transporte de pessoas.
Realização e Construção
Marcello Tálamo Sergio Martire
Apoio
Visite a EFBrasil

 

1