Caravana cearense no Congresso de Apicultura no Mato Grosso do Sul

 

Contando com o apoio do SEBRAE e do Banco do Nordeste, uma reduzida caravana de apicultores cearenses estará participando do XIV Congresso Brasileiro de Apicultura, a se realizar na bela cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no período de 16 a 20 de julho corrente, sob a organização da Federação das Associações Apícolas do Mato Grosso do Sul, que tem como presidente o Dr. Altair Pereira de Oliveira. Esse congresso tem o apoio da Confederação Brasileira de Apicultura –CBA -, presidida pelo Dr. Silvio Lengler, tendo ainda o patrocínio do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, do Banco do Brasil, do Ministério da Agricultura, Senar e  da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ao Durante o congresso deverá ser realizada a eleição para a escolha da diretoria da CBA, biênio 2002/2004, bem como definido a cidade que abrigará  o XVI Congresso de Apicultura, no ano de  2006. Mesmo com o lamentável falecimento, por acidente, do Presidente da Federação de Apicultura do Rio Grande do Norte, Elídio Francisco da Silva, não ficou comprometida a realização do XV Congresso Brasileiro de Apicultura, em 2004, na cidade de Natal – Rn., como havia sido definido quando  do I Congresso de Apicultura do Norte e Nordeste, realizado em novembro próximo passado, na capital norte-rio-grandense.

Dentre os participantes dessa caravana, estará um  apicultor mombacense, o professor e apicultor Elias Eldo Sá Cavalcante, ao contrário  do que ocorreu no último congresso do gênero, realizado no ano de 2000 na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, quando o estado do Ceará esteve com a participação de dois congressistas,também de Mombaça-Ce., os também apicultores Elias Eldo Sá Cavalcante e Daniel do Nascimento e Sá Cavalcante, além de dois conferencistas, representando a Universidade Federal do Ceará –UFC, Prof. Breno Magalhães e Prof. Deoclécio Lima.

O município de Mombaça, estado do Ceará, dispõe de uma vasta florada nativa, constituída de plantas isentas de resíduos de agrotóxicos e outras substâncias nocivas à saúde humana, destacando-se plantas como, o marmeleiro, a gitirana, a aroeira, o sabiá, além da  vassourinha de botão, velame, bamburral e ainda algumas dezenas de outras variedades  nectaríferas, sendo por isso,  apropriado para o desenvolvimento da apicultura, motivo pelo qual o município  tem hoje 220 apicultores, num total aproximado de 10000 colméias, com uma capacidade instalada de produção anual em torno de 300 toneladas  de mel de excelente qualidade, exportado em sua maioria para a Europa. Vale ressaltar o incremento dado pelo Banco do Nordeste no que se refere ao crescimento da apicultura, não só mombacense, como do próprio estado do Ceará, apesar das dificuldades operacionais causadas  a algum tempo atrás pelo péssimo gerenciamento do então coordenador do projeto, denominado na época de “projeto rainha”.   

                                                        

 

E-mail: hpmombaca@zipmail.com.br

WebMaster: David Elias N. Sá Cavalcante

Editor/Redator: Elias Eldo Sá Cavalcante

F O L H A   D E   M O M B A Ç A - Nº 11 - JULHO/2002