Vigilância Sanitária do Município

cadastra criadores

 

O departamento de vigilância sanitária do município de Mombaça está realizando uma rigorosa fiscalização nos criadores de suínos no perímetro urbano do município. E de acordo com a lei municipal n° 428 de 29 de outubro de 2001, conforme o artigo 17 não será permitida na zona urbana de Mombaça, a criação ou conservação de animais, notadamente suínos, que pela sua natureza, quantida ou má localizada, seja causa de insalubridade e/ou tragam transtornos à população. Segundo o insizo primeiro, não será permitida a criação de suínos localizados nas residências ou construções urbanas, localizadas em áreas que não chegam a causar transtornos à população, respeitando-se uma distância de no mínimo 500 metros da edificação mais próxima.

Os fiscais da vigilância sanitária estão realizando o cadastro, SISÁGUA, (Sistema de Informações sobre água). Este trabalho se restringe em cadastrar todas as fontes de água existentes no município, com o objetivo de controlar a qualidade de água que a população venha a consumir.

Segundo a coordenação da vigilância sanitária, todas as farmácias comerciais do município regularizaram-se junto a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), bem como a regularização da responsabilidade técnica contratando o profissional responsável (farmacêutico), prestaram conta também da venda de medicamentos controlados e psicotrópicos.

Podemos citar também o serviço de restauração e drenagem de fossas e esgotos do centro de saúde, canalizando todos os dejetos para a rede central de esgotos. E restauração de banheiros e pias do referido centro.

Também foi restaurado o matadouro público municipal, com a melhoria no curral (cerca), e também o sistema de eletrificação.

Note-se a limpeza da cidade assim como a reorganização na coleta do lixo domiciliar e hospitalar.

Podemos citar como metas a curto prazo a desratização da cidade bem como a apreensão de cães vadios e pesquisa sobre calazar.

Está em fase de estudos a despoluição do açude do recreio bem como o destino final dos dejetos que hoje estão sendo lançados dentro daquele manancial.

Foi solicitado à secretaria de obras a reforma da lavanderia pública da vila recreio, também solicitado o calçamento da área livre do centro de saúde , também será nestes próximos dias construído um quarto adequado para a colocação do lixo do hospital.

Já foi adquirido o material para a execução das obras da rede de esgoto do distrito de Cangati. As obras serão iniciadas no dia 29 do mês de julho do corrente ano.

Foram executadas obras de melhorias na rede de esgoto que beneficia a Vila Recreio.

Serão iniciadas também obras de melhorias na rede de esgoto que atende a vila São José.

A coordenação da vigilância sanitária pede a todos os municípios o empenho no sentido de ajuda-la a resolver os problemas inerentes desta coordenação, aceitando sugestões e críticas.

 

Agnalton Feitosa

   

WebMaster: David Elias N. Sá Cavalcante

Editor/Redator: Elias Eldo Sá Cavalcante

F O L H A   D E   M O M B A Ç A - Nº 12 - AGOSTO/2002