Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo

 

para os Mombacenses

        

Chegamos em dezembro. O ano está próximo de terminar. Nossas casas já estão enfeitadas para comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Luzes, presépio e árvore de natal na sala de entrada ou de estar. É o espírito de Natal que chega com especial significado para as famílias que nesta época do ano se reúnem em confraternização com um forte desejo de solidariedade, amizade e paz.

A ceia de Natal coloca em torno de uma grande mesa, pais, filhos, netos, genros, noras, parentes e amigos, unidos pela fraternidade. Mesmos aqueles que se encontram distantes de seus familiares, buscam estar presentes por meio de orações, lembranças ou cartões Natalinos.É o desejo do reencontro para falar das coisas boas que aconteceram durante o ano, do sucesso dos filhos na escola ou na vida profissional, dos projetos de vida para os  próximos anos e de rever amigos e parentes.

Quanta alegria traz o costume de Papai Noel que chega para distribuir presentes às crianças. Essa figura que teve origem na pessoa do Bispo São Nicolau que viveu no século IV, onde hoje é a Turquia, é a pessoa bastante esperada pelas crianças. Essa tradição entrou na Europa pela Holanda, logo tomou conta do continente europeu, sendo levada para os Estados Unidos e América Latina por imigrantes. Entre os adultos, a troca de presentes, a brincadeira de amigo oculto nas repartições e locais de trabalho, é mais um símbolo de troca de amor e carinho entre as pessoas, simbolizando o que mais Cristo pregou em sua passagem entre nós: Amai-vos uns aos outros, como vos amei .

Nesse contexto de alegria não devemos esquecer aqueles que, por qualquer motivo, não estejam em condições de comemorar o nascimento do filho de Deus. A simples presença em um hospital em visita a enfermos, a distribuição de carinhos às pessoas que vivem sozinhas, uma doação material que por mais pequena que seja, tudo isso, reconforta o espírito daqueles que atravessam momentos difíceis e precisam de uma mão amiga para transpô-los.

Não podemos também deixar de agradecer a Deus pelas graças alcançadas. Pela nossa saúde, dos familiares e amigos, enfim, por tudo de bom que aconteceu no ano que termina.

Finalizando, desejamos a todos os Mombacenses, um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO. Que Deus ilumine a cada um de nós, para enfrentarmos com ética, dignidade e coragem o novo ano que se aproxima. Aos nossos pais, tios, primos, cunhados, sobrinhos e afilhados que residem em Mombaça um abraço afetuoso e um desejo de muita saúde, paz e harmonia para todos, são os votos da minha família (Erandi, Marcus Rogers, Marcela Geovanna, Ruizinho e Nefertite).

 

                                                                                   Rui Alencar Andrade

 

 

E-mail: hpmombaca@zipmail.com.br

WebMaster: David Elias N. Sá Cavalcante

Editor/Redator: Elias Eldo Sá Cavalcante

F O L H A   D E   M O M B A Ç A - Nº 16 - DEZEMBRO/2002