Seu Nem: contribuindo na

 

História de Mombaça 

        

Quem anda pela chamada Rua Tauá e entra naquela lojinha que vende retalhos de tecidos e redes, não deixa de perceber o relativo vigor daquele vendedor já de idade avançada. Só não conseguirá identificar de imediato a idade daquele cidadão, às vésperas de completar 90 anos. SEU NEM, como é conhecido por todos, é o Sr. Francisco Holanda Freitas, nascido em 24 de novembro de 1913, no Sitio Paciência, município de Mombaça, e filho de Antonio Rozeno de Araújo Freitas e Maria Holanda Freitas (Mariêta).

            Desde sua infância, já trabalhava na agricultura e pecuária, ajudando seus pais nos afazeres do campo, como é bem comum nestes sertões nordestinos, trabalhos esses, que apesar de árduos, muito contribuíram  na sua formação de homem digno e honesto. Casou-se aos 09 de novembro de 1934, com a jovem Betisa Alves de Freitas, filha de Pedro Ricarte de Vasconcelos e Clara Alves de Freitas, passando a residirem então no Sitio Mororó, de propriedade de seus tios Cazé de Freitas e Sinhá de Freitas. Dessa união nasceram 13 filhos, dos quais faleceu Tarcísio, que era funcionário do Banco do Brasil e Economista formado pela Faculdade Eduardo Penteado, de São Paulo.

            Para criar tantos filhos, foram necessários muitas lutas para vencer as adversidades do dia a dia, tendo estabelecido-se comercialmente no vilarejo Cangati, sem nunca ter deixado de exercer atividades agrícolas e pecuárias. Logo depois mudou-se para o Sitio Serafim Dias, de propriedade de seus pais, onde prosseguiu nas atividades anteriormente descritas. Naquela localidade foram propícias as condições para que se desenvolvesse comercialmente, passando a pagar do seu próprio bolso a manutenção de uma escola, inclusive à professora, com a finalidade de educar seus filhos e alguns vizinhos que hoje muito lhe agradecem a oportunidade dada nessa nobre atitude. Após alguns anos mudou-se para a cidade de Mombaça para que seus filhos tivessem oportunidade de prosseguir nos estudos, proporcionando inclusive condições para que esses dessem continuidade a esse propósito em Fortaleza. Hoje, essa estrutura residencial do Sitio Serafim Dias encontra-se coberta pelas águas do açude de mesmo nome, construído na década passada.

            Na atualidade, Seu Nem divide sua residência entre Mombaça e Fortaleza, relutando em se acomodar no gozo de sua merecida aposentadoria após pagar ao IAPC, hoje INSS por 32 anos consecutivos. Sua família, constando de sua esposa Betisa, filhos, netos e bisnetos reside hoje nos mais diferentes recantos do país, principalmente em Fortaleza, dando continuidade ao exemplo dado pelo seus pais, de vencer pelo trabalho digno.

 

E-mail: hpmombaca@zipmail.com.br

WebMaster: David Elias N. Sá Cavalcante

Editor/Redator: Elias Eldo Sá Cavalcante

F O L H A   D E   M O M B A Ç A - Nº 17 - JANEIRO/2003