Cinquentenário de Boa Vista


No ano de 1949, o então vereador Elias Rodrigues Cavalcante deu entrada na câmara municipal de Mombaça com um projeto para a criação do distrito de Boa Vista, como podemos ver no clichê das atas respectivas de encaminhamento e aprovação. Houveram muitas controvérsias à época, havendo grande oposição do vereador José Ibiapina de Andrade Rocha, e de Zé Jaime, entendendo os mesmos que Boa Vista ficaria com uma área territorial maior que a da sede, Mombaça. Mas foi sanada essa questão e finalmente, a 22 de novembro de 1951, a Assembléia legislativa do estado do Ceará decreta a Lei nº 1153, criando o distrito de Boa Vista, bem como os de Carnaúba e de Catolé, definindo inclusive os seus limites.
Vale ressaltar o trabalho desenvolvido benefício de Boa Vista pelo Vereador Elias Rodrigues, bem como do casal proprietário das terras da sede do distrito, Major Sr. Mendes e Dona Aneli Leite Sá, integrando ainda esse grupo, homens como Manoel Ozorino, Sebastião Antero de Queiroz ( e sua esposa Maroca Leite Sá), Antônio Marcos Cavalcante, Manoel Lopes Cavalcante, Elias Lopes Cavalcante ( e D. Maria Mendes), e num período mais recente: Anísio Mendes Cavalcante (e D. Chiquinha Leite Mendes) e vereadores como DR. Hélio César Sá Cavalcante, Antônio Vieira, Juvenal Santana, Jairo Mendes e Luiz Marcos.
Na parte de religião, o pastor Antônio Marcos Cavalcante filho, que dirige com serenidade e fé a Igreja Assembléias de Deus, desmembrada na de Mombaça.
Educação - O CERU, dirigido pelo sr. Manoel Pereira de Siqueira, mantém o ensino fundamental da 1ª à 8ª séries, habilitando jovens ainda com o Ensino Médio, através do Telecurso 2º grau.