Mombaça: A Princesa do Mel


A Apicultura é uma arte que remota à 5000 anos A.C. , praticada por povos como Fenícios, Gregos e Egípsios, entre outros, sendo deu principal produto, o mel, considerado como um "presente dos deuses".

No Brasil, a apicultura nacional pasoou a ser praticada à partir de 1839 com a chegada dos portugueses Antônio Aureliano, Polo Barbosa e Sebastião Cordovil.

No Ceará, foram fe9tas algumas tentativas de implantação de projetos apícolas pelos poderes públicos. Porém a interferência dos políticos na indicação dos beneficiários, proporcionou rápido desmantelamento destes projetos, resistindo um ou uotro apicultor aqui ou acolá. Em Mombaça houve tentativa de implantação de um projeto apícola na Escola Agrícola Plácido Aderaldo Castelo, nos anos 70, mas falhas na escolha no local impediram o seu desenvolvimento. Somente no ano de 1983, o Prof. Elias Eldo Sá Cavalcante e o Veterinário José Sivirino Neto, isoladamente iniciaram a criação efetiva de abelhas africanizadas no município, originando daí o que hoje podemos chamar de um "polo apícola", com cerca de 220 apicultores e por volta de 10.000 colmeias tipo "langstroth", tendo capacidade para produzir em 1 ano de inverno regular mais de 400 toneladas de mel.

Vale ressaltar o esforço do Banco do Nordeste na implantação de um projeto apícola de grande porte em Mombaça. Com tudo, o projeto apresento apresentou grandes distorções, vez que a coordenação do Ceará promoveu desvios de recursos, estando ainda algumas associações sem receber muitos equipamentos inclusive colmeias. Além do mais, há um pouco de jogo de interesse local notadamente quando algum grupo está buscando aproveitamento politiqueiro do projeto.

Surge agora a COOCEAPIS ( Cooperativa Sertão – Central Cearense de Apicultura Ltda. ) que se propõe a desenvolver um trabalho profundo na apicultura regional, colaborando com seus associados em todas as fazes, quer de produção com qualidade, quer no escoamento dessa produção, proporcionando que Mombaça possa ser reconhecida como a PRINCESA DO MEL.