O CCDS, Conselho Comunitário de Defesa Social, foi fundado no dia 31 de agosto de 1999. E traz no seu âmago o fortalecimento das ações no sentido de desenvolver o homem e incentiva-lo a cultivar o crescimento social, desenvolver a auto estima, resgatar valores, buscar novas alternativas para uma vida mais humana, onde se busca o pleno gozo da cidadania. Em se tratando de um órgão que não tem fins lucrativos, e sem contar com muitos recursos, se busca trabalhar pelo lado das ações com vistas a envolver a população nas mais diversas programações e promoções de cunho comunitários, filantrópicos e grupais.
Assim o CCDS de Mombaça, composto pela diretoria abaixo citada:
Presidente: Vauires Avelino da Silva
Vice-Presidente: Bismark Virginio de Sousa
1º Secretário: Carlos Audi Pereira e Silva
2º Secretário: Antônio Raimundo Cavalcante Galdino
Diretor de Relações Públicas: José Agnaltom Feitosa
Diretor de Direitos Humanos: Antônia Marques Gonçalves e Silva
Diretor de Patrimônio: Lustênio Almeida Siqueira.
Em mais de dois anos de fundação, o CCDS de Mombaça realiza uma reunião mensal no Salão Paroquial, onde tem tratado de uma questão muito importante para o município, que é a Segurança Pública. Foi procurando em conjunto com todos os seguimentos sociais que se buscou a ação das autoridades competentes para reforçar os meios de se chegar a ter mais segurança nas ruas, nos distritos, nas escolas e nas residências.
O CCDS tem conhecimento de que não fez tudo que deveria ter feito para trazer de vez a segurança que Mombaça merece, mas o trabalho não para por aqui, ainda existe boa vontade das autoridades judiciais, militares, políticas e eclesiásticas.
No último momento, o CCDS de Mombaça está embuído de um propósito muito sério e que requer muita garra para realizar que é a homenagem ao mombacense do século, a ser realizada no dia 11 de Janeiro de 2002, para relembrar a memória de Plácido Aderaldo Castelo, um homem que pensava muito adiante do seu tempo e que deu uma alavancada no progresso de Mombaça, da Região Central do Ceará e até mesmo do Ceará.
Vários movimentos foram encabeçados pelo CCDS de Mombaça:
· Pedido para mudança da Comarca de Mombaça de 3ª para 2ª Estância;
· Pedido para aumentar o efetivo policial;
· Pedido para criação de um Pelotão Policial na antiga residência do DERT;
· Criação de 10 CCDS Satélite nos distritos;
· Marcha pela paz na sede do município;
· Marcha pela paz na comunidade de Massapé;
· Movimento para alimentar os policiais e suprir as viaturas de combustível durante um mês;
· Movimento para compra de pneus novos para as viaturas;
· Movimento para construção de um galpão anexo dentro da Cadeia Pública, etc.
Voltar para a página principal
| |