Nascido a 23/10/23, na vizinha cidade de Quixeiramobim, Antonio Carvalho Sisnando de Lima formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia, em 1949, tendo iniciado nesse curso com apenas 20 anos de idade, o que foi motivo de grandes alegrias para seus pais, Josias Sisnando de Lima (Juiz de Direito) e D. Hermelanda Pessoa de Sousa Carvalho Sisnando de Lima (Professora).
É médico em Mombaça desde 1951, quando veio a convite do Sr. Militão Albuquerque de Sousa, dono de farmácia. No dia em que chegou a Mombaça e foi hospedar-se no Hotel da Dona LOZINHA - de saudosa memória - ao subir a calçada, encontrou uma menininha, tendo lhe acariciado a cabeça. Anos depois lhe é revelado que aquela menininha era Martha Maria Morais, moça com quem se casou e teve seis filhos, restando hoje cinco vivos: Josias, Sara Jane, Maria Socorro, Raquel e Jonatas.
Dr. Sisnando é conhecido como um dos melhores médicos cearenses, famoso pelos seus diagnósticos a "olho nu" e "toque de mão". Dizem que quando falava para a família do doente: "É bom leva-lo para Fortaleza", era melhor preparar o velório.
Certa vez, foi fazer um parto no sítio Queimadas e encontrando um riacho "a nado", foi ajudado por um rapaz que o ajudou a atravessar com as "ferramentas" em uma gamela, tendo sido um sucesso a operação.
È um dos melhores violonistas que já andou por estas terras e alegrou muitas noites quando a "luz elétrica" era desligada às 22 horas, deixando a cidade iluminada apenas pela lua.
o para construção de um galpão anexo dentro da Cadeia Pública, etc.
Entrevista: Daniel Cavalcante
Reportagem: Elias Eldo Sá Cavalcante
Voltar para a página principal
| |