Como qualquer jovem desejoso de progredir, José Castelo deixou sua terra natal nos idos dos anos cinqüenta em busca do sucesso na então capital da República, a bela cidade do Rio de Janeiro. O Prefeito de Mombaça na época era "Zé Jaime". No Rio, Zé Castelo venceu como radialista e jornalista do Jornal dos Esportes.
Nesse meio tempo, José Castelo casou e nos anos sessenta veio com a esposa visitar sua terra. Reencontrou também figuras folclóricas como Zé Panteca, Chica Perdida e Chico Cangaia. Passaram-se os anos e vieram os filhos. José Castelo resolveu mostrar suas raízes aos filhos e voltou de férias. O ano era 73 e o Prefeito era Zé Jaime. Aí José Castelo não entendeu mais nada e exclamou: O que é isso? Nesse mundo tudo muda. Só não muda o Prefeito de Mombaça , Zé Jaime.
O texto acima são reminiscências de uma crônica escrita pelo jornalista José Castelo no Jornal dos Esportes, do Rio, e republicados pelo jornal "O Povo" do Ceará. Como não conseguimos cópia do original, escrevemos retalhos desta linda crônica.
Elias Eldo Sá Cavalcante
Voltar para a página principal
| |