RIO BANABUIÚ PEDE SOCORRO II
|
Ainda outro dia, conversando com uma adolescente que reside às margens do Rio Banabuiú, ela comentou sobre a nossa reportagem sobre esse rio, publicada na edição anterior de F.M. Disse-nos que a sua professora, nas Escolas Reunidas Cristo Rei, havia feito um trabalho com a turma sobre esse tema de tão grande importância para o nosso ecossistema. Perguntamos então a jovem o que ela havia entendido sobre o assunto e o que ela poderia fazer para ajudar na preservação, não somente do rio, mas também de toda a natureza que está ao seu redor. Em poucas e simples palavras ela mostrou ter entendido a lição, como seja, não jogar lixo de qualquer espécie, animais mortos ou produtos químicos, pois tudo isso altera a qualidade de vida no rio, quer ara os animais que ali vivem, quer para os que dele se utilizam para sua sobrevivência. Surpreendeu-me entretanto a confissão da jovem de que em sua casa, não somente a roupa era lavada no rio próximo a sua casa, como todas as vasilhas de cozinha, como pratos, colheres, panelas, etc., além de todos os familiares tomarem seus banhos diários nas águas desse rio. Só para efeito de localização geográfica, essa localidade fica dois quilômetros abaixo da cidade de Mombaça, já tendo o rio nesse trecho recebido todos os eflúvios de esgotos da cidade. Além disso, essa conversa e constatação ocorreu no mês de dezembro, época em que o rio atinge seu grau máximo de poluição, aumentado pela ausência de chuvas, o que deixa as águas do rio de cor "verde-louro" e "muito grossa". Como já dissemos anteriormente, é poluição orgânica, o que não torna a água imprestável para todos os fins, como por exemplo para irrigação de forrageiras, más é imprópria para o consumo humano sob todas as formas, principalmente na forma que a família acima estava usando, sujeita a doenças de pele, verminoses e outras mais graves.
Mas nossa surpresa maio veio quando perguntamos: "se você, juntamente com seus colegas, participaram de um trabalho sobre a poluição do Rio Banabuiú e disse-nos que entendeu tudo sobre a degradação desse rio, por que você usa e deixa usar as águas para esses fins?" A jovem respondeu que não sabia que aquele era o tal Rio Banabuiú.
Destaca-se duas falhas na usa aprendizagem: não aprendeu a identificar o que é água poluída e não aprendeu a localizar-se dentro do seu ecossistema.
| |