A Câmara Municipal de Mombaça vem cumprindo rigorosamente o cronograma de sessões previstas para os trabalhos legislativos. Neste início de ano, os vereadores estão comparecendo assiduamente à todas as sessões da casa, e já foram apresentados mais de 25 requerimentos nas primeiras sessões, sendo também já aprovados 04 projetos de lei do executivo municipal:
1. Trata da descentralização da administração;
2. Altera a Estrutura Administrativa;
3. Autoriza a contratação de funcionários temporários, por tempo indeterminado e
4. Regulamenta as eleições para a escolha do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente.
Os projetos de lei que tratam da contratação de funcionários temporários e o que trata da alteração administrativa não receberam apoio da bancada de oposição, sendo que os demais projetos foram aprovados por unanimidade.
Entre vários requerimentos apresentados na Câmara Municipal estão:
· Solicitação da construção de creches para o distrito do Cangati, Catolé e Vicente (Ver. Willame Alencar - PSDB);
· Solicitação de uma comissão para carteira de habilitação em Mombaça (Ver. Damásio Araújo - PPB) ;
· Solicitação de barreias eletrônicas entre o Posto do Lindolfo e Colégio Catro Alves (Ver. Damásio Araújo - PPB);
· Solicitação de reajuste salarial para os professores que terminaram recentemente curso superior (Ver. Rock Almeida - PSBD, assinado também pelos vereadores Willame Alencar - PSDB e Célio Teixeira - PPB);
· Solicitação para eletrificação para vila em Morada Nova (Ver. Chico Dantas - PPB).
Também foi tema de discussão no Plenário da Câmara, pelos vereadores, questões como a cobrança da taxa de iluminação pública que é muito cara e foi dada como exemplo pelo vereador Luis Marcos - PPB, mostrando que a cobrada no distrito de Boa Vista passou de R$ 1,00 para R$ 3,00.
Ainda foi criticado por todos os vereadores a iluminação pública na sede do município, pois já terminou o racionamento e ainda existem postes com lâmpadas desligadas.
Um dos problemas que foi bastante discutido foi o total desrespeito que vice o trânsito de Mombaça, com infrações, tanto por guiadores de carros pequenos e motos, como também de motoristas de caminhões. Foi também ressaltado o que está acontecendo na praça matriz, onde estão localizados vários treilers que deveriam estar vendendo lanches e no entanto estão vendendo bebidas alcóolicas, e no período noturno os frequentadores desses treilers fazem a maior bagunça, com som de carro em volume alto, sem respeitar as crianças e famílias que residem próximo a praça, as quais solicitam providências por parte das autoridades competentes, visando coibir tais abusos.
Foi solicitada a convocação do Secretário de Saúde Dr. Pedro, para a próxima sessão que será realizada no próximo dia 23.
Agnaldo Feitosa
| |