NOSSA PALAVRA


A volta da residência do DERT (1)
Como já afirmamos anteriormente, não foi fácil, mas aqui estamos com mais uma edição de F.M. e a garantia de que pelo menos até julho estaremos circulando mensalmente. E como prometemos, a partir desta edição, este espaço estará tratando de assuntos de interesse da comunidade.
Hoje, estaremos falando do DERT, especificamente da 4ª Residência do DERT, até o ano de 2000 sediada em Mombaça, e hoje na vizinha cidade de Quixeramobim. Tudo começou no 1º Governo de Virgílio Távora, no período de 1963 a 1667, quando esse grande governante autorizou a instalação no município de Mombaça do então Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens - DAER. Foi alugada então uma casa na Praça Matriz que passou a servir de escritório e residência para engenheiros e funcionários graduados que vieram de Fortaleza. Mesmo com uma estrutura funcional muito pequena, esse escritório passou a ser a 4ª residência do DAER, com jurisdição desde os limites do município de Quixadá e Pacajus, até os limites de Acopiara, pela hoje Estrada do Algodão, atingindo ainda os limites de Boa Viagem com Canindé e Pedra Branca com Independência. E pelos lados do leste, até os limites do município de Solonópoles. Enfim, a residência do DAER em Mombaça, abrangia os Mombaça, Pedra Branca, Boa Viagem, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Milhã, Solonópoles e Piquet Carneiro.
Ainda no Governo Virvílio Távora, foi iniciada a construção da sede do DAER no sítio Recreação, não sendo entretanto concluída nesse governo. Posteriormente, no Governo de Plácido Castelo, o então prefeito de Mombaça José Marques, doou uma área de terra no sítio recreação, para que fosse então construída em definitivo a sede do DAER, vez que a construção iniciada no governo anterior não tinha a mínima condição de sediar uma residência daquele porte, pois o terreno era pequeno e bastante acidentado, dificultando a construção de oficina, garagem e até mesmo ausência de pátio de manobras. Foi construída então no terreno doado por José Marques uma sede que realmente atendia a todos os requisitos a que se destinatava.
=>>> continua na próxima edição (abril).