ZUZA MORAIS: UMA AMIGO DA JUVENTUDE


De batismo: José; de registro: José Moraes de Freitas; de intimidade: Seu Zuza, como é conhecido popularmente, face a sua longa trajetória como comerciante do ramo de tecidos, até aposentar-se ainda com muito vigor físico. Zuza Moraes, nasceu em 05 de janeiro de 1922, no município de Mombaça, sendo seus pais: Manoel Dionízio de Araújo Freitas e Antônia Moraes Freitas. As dificuldades daquela época não lhe permitiram avançar muito nos estudos. Em 1949 casou com Vilma Benevides de Araújo Freitas, tendo 5 filhos, dos quais 4 cursaram faculdades, ocupando hoje posições de destaque na vida pública e privada. Zuza sempre esteve ligado a movimentos sociais no município, como membro do Lions, Conselhos da Igreja e Setor Local da CNEC (Campanha Nacional das Escolas da Comunidade) - mantenedora do Centro Educacional Castro Alves, entre outros, sendo muito respeitado por suas posições sensatas e firmes.
Sendo sabidamente um homem do lar, dedicou-se a educação dos seus filhos, não se permitindo qualquer luxo ou vaidade até que os mesmos concluíssem um curso superior e iniciassem na vida profissional. Também entre suas muitas qualidades, identificamos o carinho com que sempre tratou a juventude, nunca faltando uma palavra de alento ou incentivo para os que de alguma forma com ele convivessem, ou mesmo dele se aproximassem.
Agora, com os filhos já realizados profissionalmente, aposentou-se e afastou-se realmente das atividades comerciais, continuando a residir em Mombaça, ao lado de D. Vilma, uma nova fase de suas vidas com muito conforto e tranqüilidade.