Localizado ao sudoeste da sede do município de Mombaça, do qual é um dos 10 atuais distritos , Carnaúba dista desta, 24 km. Nascida como patrimônio da Igreja Católica por doação do Sr. Antônio Alves Teixeira, no ano de 1920, a Vila foi elevada à categoria de Distrito no ano de 1951, por força da Lei nº 1153, decretada pela Assembléia Legislativa do Ceará a 22 de novembro desse ano, tendo inclusive definidos os seus limites.
Em virtude de sua grande potencialidade territorial e econômica, o Distrito de Carnaúba foi elevado à categoria de Cidade no ano de 1961 e, quando se preparava para a escolha do seu futuro prefeito, já no ano de 1963, tendo como candidatos os senhores Valderez Diniz Vieira e Antonio Osmar Moreira, foi rebaixado a Distrito por ato do Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, 1º presidente da revolução de 31 de março de 1963.
Na década de 60, Carnaúba chegou a ser o maior centro comercial do município, quando vários filhos da região tiveram destaque no comércio, agropecuário e política.
Atualmente, são destaques desse distrito, os vereadores João Marques e Damásio Araújo, os empresários Djacir Marques, Dami Alencar e Chiquinho Teixeira, os professores Danúbio Alencar, Danúzio Alencar e Danúbio Alencar. São representantes da ala feminina a contadora Fátima Alencar e as funcionárias publicas Maninha Alencar e Carmensilvia Araújo.
As principais atividades econômicas desenvolvidas no distrito são: o comercio varejista, a agricultura de subsistência e a pecuária de corte.
| |