Primeira vitória de Rubens Barrichello
O brasileiro Rubinho Barrichello tornou-se o piloto da Fórmula 1 que mais demorou a vencer na categoria. Barrichello, que estreou na categoria em 1993, chegou à vitória em sua 124ª corrida.
O brasileiro Rubens Barrichello, da Ferrari, conquistou neste domingo a primeira vitória de sua carreira. Ele chegou na frente no GP da Alemanha, disputado no circuito de Hockenheim depois de proporcionar um espetáculo. Largou na 18ª posição e foi recuperando posto a posto até que, no final, com uma estratégia ousada assumiu a liderança para não mais perdê-la. Foi a primeira vitória de um brasileiro desde 93, quando Ayrton Senna subiu pela última vez no lugar mais alto do pódio.

A prova teve lances inusitados. Começou no seco, choveu e parou de chover. Até um torcedor invadiu a pista na volta de número 25 forçando a entrada do carro de segurança na pista. O finlandês Mika Hakkinen, da McLaren, terminou em segundo lugar. O britânico David Coulthard completou o pódio.

O alemão Michael Schumacher saiu da prova logo na largada, ao ser atingido pelo italiano Giancarlo Fisichella, da Benetton.

O show de Barrichello começou logo na largada. Ele ganhou uma série de posições e ao final da primeira volta já estava na nona posição. Foi passando um por um até chegar ao terceiro lugar. Porém, como tinha estratégia de parar duas vezes no boxes por ter largado com pouco combustível, caiu para sexto lugar após o primeiro pit stop.

O brasileiro recuperou mais algumas posições e acabou sendo beneficiado pela entrada do torcedor, que acabou preso, na pista. Com a corrida paralisada, todos os carros foram para realizar o pit stop. A Ferrari aproveitou e antecipou a parada de Barrichello, que voltou à pista em terceiro lugar.

Quando a chuva começou, foi a vez da ousadia. Enquanto os principais rivais foram para os boxes colocar pneus para pista molhada, Barrichello se manteve na pista com pneus para asfalto seco. Não cometeu erros. Com habilidade conduziu seu carro para receber em primeiro lugar a bandeira quadriculada
"Consegui vencer porque sempre levei as coisas pelo lado positivo", disse. "Deus me deu essa chance de correr em uma equipe vencedora, e não fiz feio. Quando eu disse aos brasileiros que podiam acreditar que a vitória viria esse ano, eu realmente queria que todos acreditassem nesse sonho. Posso dizer que sou um homem realizado, pois sou o primeiro brasileiro a vencer em uma Ferrari."
O brasileiro Rubens Barrichello disse que sua vitória no GP da Alemanha foi um momento de "alívio" e uma resposta aos seus críticos. "Não é uma vingança, que é a coisa mais feia que existe, mas um momento de alívio", disse em entrevista à Globo.

Rubinho disse que seus críticos não admitem que ele receba o carinho da torcida brasileira depois da morte de Ayrton Senna. "Algumas pessoas não aceitam isso", disse. "Mas espero que essa vitória seja a primeira de uma série."
Fonte: Terra Esportes