Parte I - Vida
O primeiro terço da sua vida foi um tempo de descobertas.
Desde o nascimento que o sua adaptação ao meio foi óptima, sempre teve tudo o que precisava para um crescimento saudável e feliz. O mundo em que vivia era rico e confortável e ele pode explorar todas as suas virtudes.
O segundo terço foi o tempo da reflexão.
Todo o tempo ele procurou o sentido da vida, sobre tudo o que tinha passado e vivido, o que estava a viver e o que seria a sua vida futura. Continuou a ter uma vida cheia, completa com todos os mimos de um mundo único, as suas reflexões contribuíam em muito para melhorar o seu ser.
Foi no fim deste período que apareceram os primeiros sinais do fim, pequenos abalos e alterações súbitas do seu meio que ao principio até lhe pareceram saudáveis e bastante engraçadas.
O último terço foi um tempo de luta.
Pela primeira vez tinha sentido medo, o seu mundo já não parecia único, as pressões eram cada vez maiores. Começou a imaginar inimigos externos, não os conseguia visualizar ou definir mas cada dia que passava tinha a certeza que eles existiam. As reservas naturais do seu mundo iam-se tornando escassas situação agravada pelo consumo exagerado na tentativa de se poder defender dos seu inimigos. Cada dia que passava ficava mais fraco mas agarrou-se á vida com todas a forças tentando compreender o que lhe estava a acontecer.
Parte II - Morte
Um dia todo o seu mundo ruiu, os seus esforços foram em vão. A sua luta tinha chegado ao fim, todo o seu mundo tinha desaparecido. Estava fraco, muito fraco, não sabia onde estava sabia apenas que aquele não era o seu mundo. O último elo com o mundo e com a vida foi subitamente cortado, pela sua mente passaram as imagens de uma vida maravilhosa apenas manchada pela incapacidade que teve em perceber a razão da ruína e da morte. A sensação foi muito forte, a soma de tudo o que havia sentido. Foi feliz.
Parte III - Ressurreição
Um grito animalesco ecoou por toda a sala de parto, logo abafado pelo choro de uma criança.
Para Maria tinha chegado o momento que tanto ansiava. Desde que soube da sua gravidez toda a sua vida foi direccionada para este momento, com José planeou todos os passos e afastou todos os receios.
O seu sonho realizou-se: o menino nasceu, estava-lhe reservada uma vida maravilhosa.