Um Livro Muito Importante.

 

Acabei de ler ontem um livro muito bom e que dava que pensar.

Quando falei do livro a um amigo meu, disse-lhe maravilhas e que ele o devia ler porque era um livro muito importante para a constituição intelectual de uma pessoa. Tentei pôr um ar inteligente e disse que era um livro que todos devíamos ler, pois falava de tantas coisas que era quase impossível falar de todas. E com uma sabedoria que não é comum encontrar seja onde for.

Estava realmente fascinado. Nunca tinha lido nada que fosse tão interessante nem tão cativante como aquilo.

Mas eu vou tentar explicar do que é que o livro falava. Falava da Liberdade, falava da ciência, falava da arte, falava da alegria, falava da tristeza e falava de guerra, entre outras coisas muito importantes.

Também falava de fome e de morte mas, sinceramente, já não sei muito bem o que é que queria dizer.

Pensando bem e espremendo aquilo tudo não sei muito bem o que é que o livro dizia. Falava de tantas coisas que já nem me lembro bem do que é que falava. Dizia tanto e tão bem que já nem me consigo lembrar das coisas que lá se diziam. Mas era tão bonito. E sempre que tento falar dele fico assim, meio encabulado, sem saber o que dizer. Mas era fantástico e falava de tantas coisas, que deve ser mesmo um livro muito bom. E falava também das pessoas e de como elas são e falam e do que dizem.

Até já dei comigo a pensar se dizia alguma coisa de jeito… mas gostei muito e nunca tinha lido um livro tão bom.

Também já há muito que não lia outra coisa que não a Bola ou, mais raramente, o Correio da Manhã. Não estavam à espera que percebesse logo tudo de uma vez…

Seja como for houve uma pergunta que me ficou a martelar a cabeça: O que será que acontece ao buraco do bolo rei, quando acabamos de o comer?

Home Por Autor