CURIOSIDADES

 

O nome Salão   

    O lugar do Salão era assim chamado pelos seus primeiros habitantes, porque tratava-se de uma grande área descoberta, desde a costa até à borda da Caldeira e desde o cabeço Tambroso até aos Cedros, o que fazia lembrar uma grande sala, ou seja, um salão. Por outro lado, há quem defende que a freguesia do Salão era rica duma rocha chamada Salão, daí o nome.

Monte Tambroso visto da Rua da Igreja

    Existe quem diga que o nome de Salão, deriva do facto de em tempos existir um depósito de sal para abastecimento da população, e que depois de lugar do sal passou a Salão. De todas as versões qual será a mais credível?

Centro da freguesia visto do moinho

    A versão que indica que nome deriva do facto de parecer uma grande sala foi estudada e classificada pelo Dr. José Machado de Serpa.

 

 

O Lugar da Cela

    Deu origem ao nome do lugar da Cela, o facto de uma freira ter vindo acabar os seus dias para o Salão, a quando da extinção das ordens religiosas em 1832. Construiu na sua casa uma cela igual à que tinha no convento e continuou a sua vida de freira até à morte. O povo chamava a casa da cela e depois lugar da Cela, como ainda hoje é designado.

Lugar da Cela

 

 

Canada do Mestre

    Antigamente vivia-se arduamente o dia-a-dia, no desenvolvimento do povoado do Salão. Era costume chamar todos os mestres para a realização de uma construção habitacional. Certo dia durante uma construção, o dono da terra chama todos os mestres, porque havia um problema na colocação do "olho da atafona" (lugar onde se colocava a pedra, pedra esta que era muito importante). Quem colocava bem o olho, era considerado o melhor mestre que alguma vez se tinha visto. Foi então que se começou a chamar, o primeiro mestre, mas ele não conseguiu. Depois chamou-se o segundo mestre e ele também não conseguiu, e foram-se chamando até chegar ao Mestre Sete que conseguiu colocar bem a pedra. A partir de então todas as pessoas descendentes do Mestre Sete, são chamadas os Setes. Assim também ficou o nome de Canada do Mestre.

Placa da Canada do Mestre

 

 

Canada D. Catarina

    À muitos, muitos anos atrás vivia no Salão uma senhora rica chamada Catarina. Esta era uma senhora adivinha e curiosa. Como era rica começou a comprar terrenos, o povo revoltou-se e quis expulsá-la. Em respostas às ameaças do povo, esta afirmou: -"Se eu me for embora, vou levar comigo a areia toda!", (em tempos existia uma praia no Salão, daí o facto da senhora querer levar a areia). E assim foi, Dona Catarina foi para a vila e nessa mesma noite, uma tremenda tempestade abastou-se sobre a freguesia do Salão. De manhã, quando os pescadores iam pescar, depararam que a areia tinha desaparecido e no seu lugar encontrava-se uma encosta rochosa. Daí o nome Canada D. Catarina.

 

 

 

Alcunhas

 

    As alcunhas são muito abundantes na freguesia do Salão, de seguida são apresentadas algumas:

 Anã;

Barraca;

 Bastião;

 Bicha;

Brinca;

Calços;

Calota;

Casalta;

Catrina;

Charutos;

Cuqueiro;

Espalhinhas;

Furrica;

Grela;

Guilhermas;

Jóquim;

Lareca;

Marrão;

Mujas;

Preguitos;

Palhaça;

Portal;

São Pedro;

Sete;

Soitos;

Ramadinha;

Rato;

Tónicos Dutras;

Troca;

e muitas e muitas outras.

 

 

 

 

Nomes de Locais

 

    Os nomes de locais da freguesia do Salão, ninguém sabe ao certo, por que razão foram colocados. No entanto serão apresentados alguns de seguida: Arinha;

Boca da Canada;

Banda de Freitas;

Caminho da Pedra;

Cova do Coelho;

Cabeço da Giesta;

Cabouco;

Canada de Vieira;

Fontaínhas;

Grota de cima;

Poço Escobar;

Paúl;

Quebrada;

Rosal;

Regato Fundo;

Serrado da Fonte;

Serrado do Meio;

Torrião;

Tronqueira;

e muitos e muitos outros.

 

 

 

Voltar