INSTRUMENTOS MUSICAIS
DE UM GRUPO FOLCLÓRICO

CURIMBÓ
  Instrumento mais rústico encontrado na cultura paraense. É feito usando-se troncos de árvores ocas, e é revestido com couro de animal (cobra, veado ou na falta dos dois, boi). O nome é de origem Tupi Guarani, onde Curi significa "Pau" e imbó significa "pau oco". Geralmente são usados dois tipos, um maior e mais grosso para fazer a marcação e um outro menor para dar o rtimo.
 

MARACAS(acima).
Instumento feito da cabaça da "CUIA", contendo pequenos objetos no seu interior, como pedaços de aço, ou pedregulhos, ou "contas".

BANJO
Instrumento bastante conhecido, por ser usado em diversas atividades. Para o carimbó, ele foi adaptado para 4 e as vezes 5 cordas, revestido com pele de animal. É o unico instrumento de corda encontrado  em um autêntico grupo de carimbó.

FLAUTA
  Existem grupos que são adeptos a usar a Flauta Transversal, outros usam a Flauta Doce, e alguns nem usam, ao invés da Flauta, usam o Clarinete ou então Saxofone.

XEQUE-XEQUE

Instrumento usado para dar rítmo e cadência à musica. Geralmente é confeccionado com alumínio , contendo pedras, metal ou contas dentro.
PAU
   Os Grupos de Carimbó usam dois pedaços de madeira, com o qual acompanham o ritmo marcante dos Curimbós, batendo-os neles.
PAU DE CHUVA

Instrumento no formato do "TIPITÍ" (artefato usado para extrair Tucupí), o qual é tecido com cipó ou cizal. Apresenta contas dentro, fazendo com que, quando virado lentamente de um lado para o outro, o som seja parecido com a de uma chuva caindo.