ATIVIDADES GEOLÓGICA DOS MARES



Os mares cobrem cerca de 70% da superfície do planeta Terra. Sua importância e inestimável pois estiveram presentes em todas as épocas da historia geológica da Terra, deixando assim, registros das diferentes formas de vida existente (a maioria dos seres vivos que já existiram e existem vivem - ou viveram - no mar), dos diferentes climas, sobre os sedimentos.

A TERRA NUNCA FOI TOTALMENTE COBERTA PELOS MARES. SEMPRE EXISTIRAM OS CONTINENTES E OS MARES.

Propriedades das águas dos mares (propriedades químicas e físicas).


Composição química

77,5% de cloreto de sódio

10,8% de cloreto de magnésio

5,0% de sulfato de magnésio

ainda existe uma abundância de nódulos de manganês.

No mar esta a maior concentração de ouro conhecida (só que e impossível de se extrair este ouro).

A temperatura das águas dos mares oscila entre 28 e 4 C.


Origem dos sais dos oceanos:

A origem de tamanha concentração de sal e muito discutida, existindo diferentes teorias. A primeira delas postula que as águas dos mares eram doces (não sal) e que as águas dos rios retiraram os sais dos continentes e levaram ate os mares.

Uma segunda teoria fala que os mares já "nasceram" salgadas.

terceira teoria ,e a mais aceita e coerente, diz que os sais existentes nos mares teriam vindo de atividades vulcânicas submarinas. Este teoria ganha mais forca quando se examina a constituição química das emanações e atividades vulcânicas que ocorrem no fundo do mar.


Topografia do fundo oceânico

A topografia do assoalho oceânico ficou melhor conhecida a partir da II Guerra Mundial, com o vasculhamento dos oceanos em busca de submarinos alemães.


Principais feições topográficas

Margens continentais: formada pela plataforma continental talude continental. A constituição e granítica.

Elevações Continental: a constituição das rochas ainda e granítica e esta situada a aproximadamente 700km do continente.

Assoalho oceânico: constituição basáltica.


Regiões Marinhas

Esta subdivisão e baseada na profundidade, declive e distância em relação aos continentes.

Região litorânea: e aquela região próxima ao continente e fica constantemente coberta e descoberta pelas as ondas (região atingida pelas mares).

Região neritica: estende-se da zona litorânea ate a profundidade de +/- 200m quando termina a plataforma continental e começa o talude. Compreende na verdade, a plataforma continental. A vida e intensa; ocorrem grandes depósitos sedimentares e o petróleo e abundante.

Região batial: vai de 200 a 1000m de profundidade. A vida e reduzida. Corresponde ao talude continental.

Região abissal: mais de 1000m de profundidade. A vida e rara, falta luz e oxigênio. Os sedimentos são muito finos.


ATIVIDADES DESTRUTIVAS DO MAR

Ocorre devido ao contato das águas dos mares com as rochas dos continentes. No ataque do mar contra as rochas predomina a ação mecânica e secundariamente, o intemperismo químico.

Ondas: em geral possuem 2 metros de altura, podendo chegar ate 30metros. O comprimento médio e de 350m. São produzidas pela ação dos ventos, que transferem sua energia para as águas dos mares devido ao atrito. A altura das ondas dependera da profundidade. A erosão produzida pelas ondas e devido ao choques dos grãos de areia que as ondas carregam contra as rochas.

Mares: ocorrem devido atração da Terra (e consequentemente das águas dos mares) pela Lua e pelo Sol. As mares altas (preamar) e as baixas (baixa-mar) são importantes agentes tanto erosivos como de sedimentação. Elas podem deslocar grandes quantidades de água e sedimentos. O vai e vem constante das águas transportando os sedimentos vai fazer com que as mares atuem com uma lixa, depositando e erodindo as rochas e sedimentos. Atuação das mares e muito restrita.

Correntes marinhas: são originadas pelos ventos e chuvas, diferença de salinidade e de temperatura e ainda a forca de coliolis. As correntes tem grande importância no controle do clima e da unidade. Elas distribuem o plancton e transportam sedimentos.

Correntes de turbidez: são correntes de alta densidade que carregam todo e qualquer material encontrado pela frente (seria na verdade um deslizamento submarino). Ocorrem especificamente no talude.


AÇÃO EROSIVA DO MAR

Ocorre principalmente nas regiões de costões ou falésias. Nas praias a ação erosiva e nula.

O continuo avanço e recuo das ondas e mares vai desgastando as rochas, alargando fraturas, desagregando as rochas e as transformando em blocos de diferentes tamanhos. O processo e continuo e o bloco vai se desgastando ate transformar em areia. Assim o mar destrui as falésias e as transformam em praias (plataforma de abrasão). A erosão e muito rápida.

Na praia ou costa rasa existe um equilíbrio entre a erosão e deposição. São afetadas pelas mares e pelo efeito de arrebentação das ondas. Temos as seguintes zonas: a) zona de ondas represadas; b) zona de rebentação; c) zona de ondas secundarias; d) zona de rebentação de ondas secundaria.


ATIVIDADES CONSTRUTIVAS DO MAR

A sedimentação marinha só não ocorre na linha de costa (devido as ondas e mares). A sedimentação vai variar de acordo com a região do mar. Quanto mais perto dos continentes, mais grosseiros serão os sedimentos.

Componentes clásticos: seixos, areia, argila, silte, “turbiditos"

Seixos: ocorrem próximos as costas. São em grande bem arredondadas e de origem diversa. São resultantes da própria ação erosiva do mar ou transportadas pelos rios e geleiras.

Areias: muito selecionadas. Depósitos em praias e próximos a linha de costa.

Silte/argila: são transportadas pelas correntes marinhas; formam depósitos ainda dentro da plataforma continental, todavia, mais afastado da linha de costa.

Turbiditos: característicos do talude continental

Nas regiões mais afastadas ocorrem depósitos químicos.

Carbonato de cálcio - só se precipita em regiões quentes, com intensa vida marinha (animais com carapaças e conchas).

Sílica - a sílica do mar provem de animais marinhos que morrem e seus esqueletos vão se depositar no fundo do oceano.

Minerais de Ferro e Manganês

Sal gema (cloreto de sódio).


COMPONENTES DE ORIGEM ORGÂNICA

Zona Neritica

Recifes de coral: temos 3 tipos de recifes: franja; barreira; recife circular.

Existem ainda os recifes de pedra e de areia.


Zona Batial

Vasas: depósitos formados pela mistura de material terrígeno muito fino com carapaças de animais. Recebem o nome de acordo com o tipo de animal que as formam.




Home | Página principal